A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), encerrou, nesta quarta-feira, 11/10, a primeira turma do curso de atualização para agentes de trânsito, com prática de abordagem e fiscalização de veículos com foco nas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A ação foi realizada em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, na rua Nathan Xavier, bairro Novo Aleixo, zona Norte.
O curso é mais uma etapa de adequação à Lei Federal nº 14.599, que definiu mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao dar novas atribuições aos agentes de trânsito municipais. Agora, estes profissionais têm autoridade para abordar os motoristas, solicitando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo e realizando o teste de alcoolemia (bafômetro), além de outras atribuições.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, destacou o treinamento. “Estamos acompanhando esta etapa que é a final da primeira turma de aperfeiçoamento e treinamento para agentes de trânsito. Este é ministrado pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, que já estão acostumados com técnicas de abordagem que, agora, estão sendo transmitidas aos agentes. Este trabalho em conjunto não vai terminar nunca, iremos aumentar nossa fiscalização”, explicou Paulo Henrique.
Com carga horária de 32 horas, o curso é obrigatório de acordo com normativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e será oferecido a todos os agentes do instituto. Além desta, mais cinco turmas com cerca de 60 agentes de trânsito, irão passar pelo treinamento.
O curso é dividido em três módulos, sendo o primeiro voltado à Legislação de Normas de Trânsito; o segundo, ética e cidadania; e o terceiro focado em operação e fiscalização de trânsito.
Fonte: IMMU
Foto: Karol Silva/IMMU