Em referência ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, a Prefeitura de Manaus promove, nesta quarta-feira, 11/10, uma ação de saúde visando sensibilizar a população para a doença e oportunizar o acesso a serviços para evitar o excesso de gordura corporal. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação acontece na clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, no período matutino.
A programação inicia às 7h30, com um aulão de ginástica reunindo usuários de diversos grupos atendidos na unidade de saúde, conduzido pelo profissional de Educação Física, Ronaldo Corrêa de Souza. As equipes vão ofertar ainda consultas médicas e de enfermagem, aferição de medidas corporais, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia, e ações de educação em saúde, entre outros serviços e orientações com foco no controle do peso.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, enfermeira Liliana Lima Melo, destaca que a ação busca chamar a atenção das pessoas sobre a doença, que é caracterizada pelo excesso de gordura corporal e é também fator de risco para várias outras morbidades, a exemplo de hipertensão arterial, diabetes e dores articulares.
“Muitas pessoas não veem a obesidade como doença, como problema de saúde. Elas buscam a unidade básica apenas por conta da pressão alta, da diabetes ou outra condição. E prevenir a obesidade é essencial, pois com isso prevenimos várias doenças associadas a ela”, enfatiza.
Circuito de saúde
Dentro da programação, das 7h30 às 11h, as equipes da clínica da família vão conduzir os usuários num circuito de saúde, composto de estandes com informações e serviços de saúde sobre vários aspectos relativos à obesidade. Na área de nutrição, por exemplo, as equipes vão informar sobre alimentação saudável e a composição nutricional dos alimentos, enquanto a farmácia de fitoterápicos vai apresentar plantas medicinais que auxiliam no processo de emagrecimento.
Já na estação de fisioterapia, profissionais da unidade vão orientar os usuários sobre dores articulares e excesso de peso, e ofertar sessões de auriculoterapia, prática complementar de saúde baseada na pressão em pontos específicos da orelha, enfatizando pontos relacionados a funções de controle do peso. O circuito terá ainda a exibição do documentário “Muito além do peso” (2012).
Liliana Melo destaca ainda, dentro dos serviços ofertados, a avaliação antropométrica, que inclui a aferição do peso, altura, circunferência abdominal, dobras cutâneas, entre outras medidas. A partir desses dados é calculado o índice de massa corporal (IMC), utilizado no diagnóstico de obesidade e obtido a partir da divisão do peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros).
“Vamos fazer a avaliação dos usuários, e aqueles que estiverem com um IMC indicativo de obesidade vão começar a fazer acompanhamento da doença na unidade, se já não tiverem começado”, pontua a gestora.
Risco
Doença do metabolismo, causada pelo aumento excessivo da gordura corporal, a obesidade pode atingir vários órgãos do corpo, como fígado, coração, rins e articulações, predispondo a diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, doenças cardiovasculares, e várias formas de câncer, além de desencadear problemas de saúde mental.
Dados do Ministério da Saúde, obtidos pela pesquisa anual de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontam que Manaus esteve entre as capitais brasileiras com maior índice de adultos com obesidade. Conforme a pesquisa, a capital figurou em 1º lugar no ranking entre 2017 e 2020, passando ao 2º lugar em 2021 e finalmente ao 6° lugar em 2023.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa