A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), integrou, neste sábado, 7/10, o colegiado responsável pela organização e monitoramento por imagens do perímetro externo da Arena da Amazônia, na zona Centro-Sul, para a realização do jogo entre Amazonas FC X Botafogo-PB.
O Centro de Cooperação da Cidade ficou responsável por monitorar todo o perímetro externo da Arena da Amazônia por meio das 12 câmeras, do modelo Bullet 2MP, que vigiaram, em tempo real e com alta resolução de imagens, cada metro de todas as vias próximas ao estádio.
“O evento futebolístico foi todo filmado, monitorado e acompanhado de forma on-line por nosso corpo técnico. Nós podemos tomar medidas muito rápidas e orientamos a ação de segurança, de trânsito, de comércio dos ambulantes, de vigilância sanitária, tudo por meio do nosso Centro de Cooperação da Cidade em conjunto com as equipes do CICC. O resultado foi uma partida tranquila e sem ocorrências de grande vulto”, afirmou o superintendente do CCC, Sandro Diz.
O colegiado foi coordenado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), um dos órgãos operacionais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que convidou o CCC para estruturar um centro integrado de monitoramento bem no meio da Arena da Amazônia, ativado às 14h deste sábado.
“Essa cooperação entre os dois órgãos é fundamental. CICC e CCC, por parte da prefeitura, é uma combinação perfeita e a gente já vem há muito tempo nessa parceria. Sempre quando a gente necessita deles, eles comparecem. Assim vamos caminhando juntos pela integração das forças”, destacou o coronel Almir Cavalcante, secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SEAGI/SSP-AM.
Essa grande festa que a torcida amazonense fez na Arena da Amazônia contribuiu para a vitória histórica do clube local. Nas palavras do diretor-jurídico do Amazonas FC, Hemerson Lima, a importância da integração municipal e estadual para garantir a segurança da população nos eventos incentiva a continuação da cena esportiva na região.
“É de fundamental importância que o poder público municipal e estadual participe desses grandes eventos. Nós tivemos um público recorde presente na Arena da Amazônia e aqui eu quero agradecer todos os órgãos que estão somando forças, para que a gente possa entregar um espetáculo para a população amazonense, que merece”, frisou Hemerson.
Torcedor do Amazonas FC, o bancário Pedro Marques, de 32 anos, foi com a família prestigiar a vitória do clube local. Para ele, que expressou contentamento com o evento, relata que se sentiu seguro e que estará presente no próximo jogo.
“A gente percebeu que em eventos como esse de grande escala, é importante ter a presença de câmeras de segurança monitorando tudo, principalmente para a gente que vem com crianças, com a família. Quero parabenizar essa parceria do poder público municipal e estadual, nós voltaremos no próximo jogo com certeza” expressou o torcedor.
Efetivo municipal integrado
Outras secretarias municipais também integraram o colegiado de responsabilidade do evento realizando ações no perímetro externo da Arena da Amazônia, todas com o auxílio do monitoramento feito pelo CCC.
A Secretaria Municipal de Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) disponibilizou 20 agentes para ordenar mais de 180 vendedores ambulantes que circularam no entorno do estádio.
Com relação ao fluxo de trânsito no perímetro, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou o controle viário, auxiliando na travessia de pedestres e no bloqueio de vias do entorno da arena. Para isso, o instituto disponibilizou dez viaturas, 30 motocicletas e um guincho de reboque.
As equipes de Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) fiscalizaram a segurança alimentar, o aporte das ambulâncias e ambulatório, para prevenção e controle durante as atividades que envolveram produtos, serviços e engenharia sanitária nas proximidades da Arena da Amazônia.
Fonte: CCC
Fotos: Samira El kebbe / CCC