Em alusão ao Dia da Crianças, celebrado no dia 12/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 6/10, uma manhã de convivência com famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alvorada 3.
Realizada na quadra da Igreja Batista Cristo Rei, localizada no bairro Lírio do Vale, zona Oeste, a programação promoveu atividades lúdicas e socioeducativas, atrações musicais, distribuição de brinquedos e um espaço destinado à introdução a conceitos de robótica e tecnologia informacional para as crianças, contando com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e da Nobre Academia de Robótica e Tecnologias.
“É um momento muito importante para que nossas crianças se sintam ainda mais à vontade para participar do serviço de convivência, assim como suas famílias. É uma forma de nos aproximar da comunidade e manter essas famílias por perto, garantindo, ainda, uma ponte muito interessante entre pais e filhos ao unir, em um único espaço, brincadeiras tradicionais e conceitos mais modernos, tecnológicos”, destacou a coordenadora do equipamento, Socorro Batista.
Trazendo as brincadeiras tradicionais, o coordenador artístico da Central de Arte e Educação da SEC-AM, Baldoino Leite, ressaltou a importância da atuação conjunta entre prefeitura e governo do Estado na promoção de ações e espaços voltados para o desenvolvimento de uma infância saudável para as crianças da capital amazonense.
“Eu acho que esta é uma integração muito importante entre gestões, pois traz para dentro das comunidades um resgate a uma infância mais simples, em que todos brincávamos nos quintais de nossas avós. Em um mundo tão imerso na tecnologia, entendemos que também é importante trazer o ‘tradicional’ de volta, principalmente quando falamos de crianças em desenvolvimento”, explicou.
Já o diretor-executivo da Nobre Academia de Robótica e Tecnologias, Éder Nobre, pontuou a importância da participação da startup na manhã de convivência, enquanto forma de apresentar às crianças o mundo da tecnologia por meio de drones, robôs e experiências com realidade virtual, a fim de despertar nos pequenos o interesse pela área.
“A gente entende que o conhecimento tecnológico é caro e, muitas vezes, distante da realidade dessas crianças e das suas famílias, então nos sentimos muitos honrados em poder trazer para eles um pouco desse mundo, mostrar como funciona um drone, como programamos nossos robôs, poder fazer com que eles experimentem a realidade virtual. É muito gratificante para nós e proveitoso para a área da tecnologia manauara como um todo”, afirmou.
Moradora do Lírio do Vale, a dona de casa Taira Beatriz, 22, participou da manhã de convivência acompanhada do filho e de mais três sobrinhos, elogiando a iniciativa. “É muito bom, pois, geralmente, não temos acesso a atividades assim, como a parte tecnológica ou até mesmo o circuito de brincadeiras. Acaba sendo um dia muito gostoso, ainda mais em família”, finalizou.
Sobrinho de Taira, o pequeno Felipe da Silva Rocha, de 10 anos, destacou as atividades que mais lhe agradaram. “Me sentindo no paraíso depois de brincar aqui. Gostei muito dos robôs, mas ainda não brinquei de pular corda; o circuito com bambolês também foi muito bacana!”, enfatizou.
Fonte: Semasc
Fotos: Diego Lima / Semasc