A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), foi representada no Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que aconteceu em Fortaleza (CE). O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consemes) e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC), reuniu um público estimado em 1.200 participantes de mais de 190 cidades
O evento, considerado o maior na categoria, contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e de Manaus, o subsecretário da Semseg, Alberto Neto, de 26 a 29/9.
De forma simultânea ao fórum, aconteceu a quinta edição do Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, o Encontro Nacional de Guardas Municipais e Agentes de Segurança Pública, o Seminário Integrado de Segurança Cidadã e o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil.
A programação dos quatro dias contou com palestras, debates técnicos e apresentações de projetos e cases de sucesso da área. Entre os assuntos abordados estavam a gestão da segurança cidadã nos municípios; a integração dos sistemas estaduais e municipais como foco na segurança das cidades; o fortalecimento das ações de defesa; a gestão de risco no enfrentamento de desastres; ações climáticas para o desenvolvimento sustentável; e ações preventivas.
No local, também havia um polo de negócios, com workshops de instituições sobre o tema, exposição de equipamentos e tecnologias, além de apresentações culturais.
”O congresso foi muito importante, principalmente nesse momento da Guarda Municipal de Manaus (GMM), que completou 74 anos em junho deste ano e está passando por uma reestruturação na atual gestão. Agora trabalhamos efetivamente de modo operacional e com possibilidade de contribuir significativamente para a segurança pública”, declarou o subsecretário.
Além de participar da programação do fórum, Alberto Neto visitou algumas bases da Guarda Municipal de Fortaleza, principalmente módulos que funcionam como bases operacionais, tanto na praia, quanto em algumas regiões especiais da cidade.
“Pretendemos levar, futuramente, essa estrutura para Manaus, especificamente para o complexo turístico Ponta Negra e parque municipal Rosa Almeida, que está em construção. A troca de experiências foi bastante enriquecedora”, concluiu Alberto Neto.
Fonte: Divulgação / Semseg
Foto: Ronaldo Gusmão