Abordagem transdisciplinar do câncer de mama será destacada em conferência da Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus segue investindo no processo de educação permanente dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizando nesta quarta-feira, 4/10, às 14h, mais uma edição da webconferência Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS). Como parte da programação da campanha alusiva ao Movimento Mundial Outubro Rosa, a abordagem transdisciplinar do câncer de mama será discutida na conferência virtual.

O evento, que é voltado aos servidores da saúde, também está aberto à participação do público geral por meio do link bit.ly/dialogosaps42

Participarão da apresentação, que será mediada pela enfermeira Gerda Costa, da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, o nutricionista Victor Novais Costa, do Núcleo de Alimentação e Nutrição, e o profissional de educação física, Lucas Leontino de Jesus Wiggers, que atua na Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, da Semsa.

Gerda Costa assinala que a conferência tem a finalidade de mostrar que a alimentação e atividade física têm um papel importante na suscetibilidade ao câncer de mama, ajudando a prevenir a carcinogênese.

“Neste encontro, os profissionais irão mostrar o quanto a combinação de atividade física e boa alimentação é essencial na qualidade de vida. Será um momento de muito aprendizado e compartilhamento de conhecimento”, pontua Gerda Costa.

O nutricionista Victor Novais Costa antecipa que vai abordar o papel da nutrição na prevenção do câncer de mama, com a inserção de alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios, anticarcinogênicos e anti-hormônios.

Além de medidas preventivas a partir da adoção de uma dieta saudável, o bem-estar e a qualidade de vida da mulher ou do homem que já recebeu o diagnóstico de câncer de mama, também serão abordados na conferência.

Seguindo na mesma linha, o profissional de educação física da Divisão de Qualidade de Vida no trabalho, da Semsa, destaca a importância de adotar um estilo de vida ativo, com atividades físicas realizadas de forma rotineira, como um fator positivo para a saúde da mulher.

Fonte: Divulgação/Semsa

Fotos: Artur Barbosa/Semsa