Monitoramento inteligente e integração municipal tornam Manaus a capital do futuro

Ao longo dos 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), da Prefeitura de Manaus, referência na região Norte do país, ganha cada vez mais visibilidade por conta de sua estrutura tecnológica, que funciona como uma grande central integrada de monitoramento em tempo real e de gerenciamento de crise na capital amazonense.

Além disso, o órgão também assume o papel fundamental de promover a cooperação e aproximação de secretarias e órgãos das esferas municipal, estadual e federal, para otimizar as ações e os serviços oferecidos pelo Executivo municipal, a partir da integração e da inserção de tecnologias modernas.

Com a eficiência do sistema de monitoramento, garante fluidez e segurança à população, por meio das 159 lentes de última geração, entre câmeras fixas e multisenssor panorâmica, dotadas de alta resolução de imagem, que realizam o monitoramento 24 horas em todas as zonas geográficas da capital.

“Nós estamos acompanhando todo esse trabalho de monitoramento, em todas as zonas da cidade de Manaus. Pelo CCC, unificamos diversas secretarias para garantir os serviços primordiais à sociedade, como o 199. Essa proximidade entre os serviços e os cidadãos possibilita respostas e decisões rápidas para solucionar ocorrências de urgência e emergência, mobilizando equipes e os recursos necessários”, assegurou David Almeida.

A integração compõe as estações de trabalho que operam na sede da Superintendência Municipal, através das cinco secretarias do poder Executivo que estão responsáveis pelo Trânsito, Defesa Civil, Guarda Municipal e Direitos Humanos. Vale ressaltar que todas essas pastas possuem, à sua disposição, computadores e ilhas de trabalho novas.

Tendo em vista todas as conquistas da Prefeitura de Manaus em 1.000 dias de gestão, o superintendente do CCC, Sandro Diz, analisa que a atual administração municipal consolidou o centro de cooperação e monitoramento como um dos mais modernos da região Norte do país.

“A eficiência do Centro de Cooperação da Cidade é fruto de um trabalho que envolve muito planejamento e dedicação dentro desses dois anos e nove meses, o que hoje totaliza 1.000 dias de uma gestão municipal que veio para transformar a história de sua região. O CCC é um projeto que cuida das pessoas, que são o nosso maior patrimônio, por meio do monitoramento inteligente, da integração e do fortalecimento das políticas públicas na capital”, afirmou o superintendente do CCC, Sandro Diz.

Ele ainda ressaltou que, para além de planejar as ações que acontecem no presente, a atual gestão também investe no futuro, consolidando Manaus como uma das cidades em que o desenvolvimento urbano acontece de forma inteligente.

Integração, estratégia e tecnologia

A implementação desta plataforma de monitoramento por câmeras é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização na cidade de Manaus. A plataforma possui inteligência artificial direcionada para o reconhecimento de pessoas e placas de veículos em movimento. Sem contar a tecnologia para detectar anormalidades que estejam acontecendo na cidade, podendo ser monitoradas com mais agilidade, o que contribui para o trabalho de outras secretarias municipais.

Além disso, na atual administração da Prefeitura de Manaus, o órgão assume o papel fundamental de promover a cooperação e a aproximação de secretarias e órgãos das esferas municipal, estadual e federal, envolvidos nas ações de mitigação e solução de determinados acontecidos do município.

1.000 dias de cooperação

Em dois anos e nove meses de atuação, a estrutura tecnológica do CCC ganha cada vez mais protagonismo e hoje consolida-se como referência na região Norte. Neste período, o órgão cooperou com diversas ações municipais, tendo como marco o combate à pandemia de Covid-19, agilizando o cadastro dos vacinados e o fluxo de aplicação de doses dos imunizantes.

A cooperação tem sido questão-chave na atual administração municipal. Por isso, o CCC passou a integrar o trabalho de atendimento digital oferecido por outras secretarias, feito por meio do Contact Center (Centro de Contato), de serviços municipais como: Telessaúde para atenção Primária da Semsa, o “Disque Direitos Humanos” da Semasc, o “Disk Defesa Civil” para situações de riscos, desastres e solicitação de vistorias, o “Disk Guarda Municipal” e o “Disk Trânsito e Transporte” do IMMU.

Durante 1.000 dias de trabalho, o Contact Center atendeu mais de 6.790 ocorrências por meio da Guarda Municipal; 51.742 da Defesa Civil; 40.963 de trânsito; 207.149 ocorrências do telessaúde; e 223 de direitos humanos.

O Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Manaus foi ativado pela primeira vez em 2022. Uma ocorrência que colocou em risco mais de 15 famílias no bairro do Petrópolis foi o que motivou uma convocação de emergência entre os serviços para que as decisões fossem tomadas de forma ágil, impactando o mínimo possível a vida de quem mora naquela área.

Seguindo o ritmo de avanços, pela primeira vez, o CCC comandou sua primeira Central Integrada de Fiscalização (CIF), em parceria com o governo do Estado, em ação conjunta nas principais sucatarias da zona Sul, com o principal objetivo de intensificar o combate ao furto de fios e cabos da rede elétrica do município.

A Prefeitura de Manaus foi representada no 1º Workshop BNDES de Cidades Inteligentes e Governos Digitais pelo superintendente do Centro de Cooperação da Cidade e pelo subsecretário de Tecnologia da Informação (Subti/Semef), Richard Douglas. Na ocasião, eles visitaram o Centro de Operações Rio, localizado no estado do Rio de Janeiro, um dos pioneiros do país na integração de serviços para o monitoramento em tempo real da cidade.

O sistema de monitoramento inteligente ainda gerou um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Rodoviária Federal, com o intuito de compartilhar dados e informações a partir de uma atuação integrada, beneficiando diversos serviços do município, como segurança e trânsito.

As câmeras de monitoramento do Centro de Cooperação da Cidade contribuíram para a recuperação da iluminação furtada da ponte Benjamin Constant, localizada na avenida 7 de Setembro, zona Sul, em ação coordenada pela Guarda Municipal.

A superintendência, em cooperação com os demais órgãos integrados na sede do CCC, reuniu-se com as empresas que prestam serviços para o monitoramento da cidade, sendo elas Motorola, Hexagon e Sial. O objeto da plataforma no CCC é otimizar as respostas para as ocorrências da cidade mais rápidas e, para isso, é essencial que haja integração entre os serviços.

Outra importante reunião da Superintendência foi com a US Trade & Development Agency, junto com o Conselho Gestor Estratégico da Cidade, para que Manaus se consolide dentro e fora do país como a capital da sustentabilidade.

O Centro de Cooperação da Cidade recebeu os secretários e dirigentes da 111ª Reunião do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, vindo dos mais diversos municípios, para conhecer a estrutura de monitoramento e gestão de crises e grandes eventos da Prefeitura de Manaus. O CCC é uma ferramenta referência na região Norte por conseguir reunir diversas atividades, garantindo assim a manutenção dos serviços públicos.

Outro marco foi a criação do ‘Plano de Ações Integradas (PAI), que consiste na formação de um colegiado que realiza reuniões para o levantamento de todas as necessidades imprescindíveis para o êxito de eventos do calendário municipal, geradores de grande público. Dentre os mais populares estão o #SouManaus Passo a Paço, o Boi Manaus e o Réveillon Sustentável. Assim, é formado o colegiado, conduzido pelo CCC, por meio das convocações dos entes envolvidos, para prover contribuições e estimular integração entre as esferas municipal e estadual.

Por conseguinte, a tecnologia adotada pelo CCC alcança novos ares modernizadores, com a modalidade de monitoramento mobile, que garante a otimização no tempo de atendimento das demandas, garantindo eficácia na oferta de serviços à população.

CCC

A Superintendência integra a Administração Direta do Poder Executivo, vinculada ao Gabinete do Prefeito, e está localizada no cruzamento das avenidas Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

Dentre as suas finalidades, coopera com as crescentes demandas de Manaus, especialmente nas áreas de trânsito, transporte público, saúde, educação, defesa civil e meio ambiente, por meio de uso de recursos de tecnologia da informação de integração entre órgãos e entidades do Executivo municipal.

E mais: o CCC atua, de forma centralizada e integrada, nas ocorrências de crises de urgências e emergências, por meio de mobilização de equipes e recursos necessários, proposição de planos de gestão e operação, geração de dados e informações, planejamento, gestão de riscos, gestão de mudanças e gerenciamento de desastres naturais.

Fonte: CCC

Fotos: Divulgação / Semcom