Profissionais relatam o aprendizado diário e direção da Fuham reconhece a contrapartida no cotidiano da instituição
Enfermeiros voluntários da Fundação Alfredo da Matta realizaram, na manhã desta sexta-feira (29/09), a exposição do conhecimento sobre o fluxo de atendimento acumulado em dois meses de serviços não remunerados prestados à instituição que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Os profissionais, formados há dois anos, atuam como voluntários na Fuham em diversas áreas, reforçando o trabalho direto de assistência em Saúde à população. “Aqui, na Fundação (Alfredo da Matta), o aprendizado é contínuo, prático e teórico também. Nós estamos cada vez mais nos empoderando nessa área que é a dermatologia, principalmente a tropical. Nós nos identificamos com esse trabalho, tendo em vista que é fazer a diferença total na vida, na recuperação da saúde de alguém”, afirmou o enfermeiro Gerciney Castelo Branco, voluntário na Fuham.
A enfermeira Raquel Serique, também voluntária, diz que o aprendizado tem sido bem mais intenso do que na sala de aula da faculdade. “Tivemos oportunidade de aprender sobre diversas dermatoses e também os servidores daqui que estão dispostos a nos ensinar. Temos aqui, oportunidades de cursos, de palestras, fizemos o Curso de Básico de Hanseníase, e a Fundação tem contribuído com o nosso crescimento profissional”, afirmou Raquel.
Contrapartida
O diretor-presidente da Fuham, médico dermatologista Carlos Chirano, avalia positivamente o trabalho dos voluntários. Reconhece a ajuda que eles dão ao fluxo normal da assistência, mas ressalta que o crescimento profissional deles é compensador.
“É muito gratificante ver a oportunidade que a gente dá e observar a evolução dessas pessoas. Em dois meses, elas estão alinhadas com os protocolos, com as atividades da instituição e para eles é uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos, a capacidade de resolução, criar um network onde ficam abertos para o mercado. A satisfação é muito grande, de poder dar a oportunidade de melhorar sua qualificação e, ao mesmo tempo, que eles dão uma contribuição enorme. A gente consegue observar o comprometimento deles com a instituição, com o serviço, com as pessoas, isso é importantíssimo. Só temos a agradecer. E que essa relação seja cada vez melhor para a instituição, para os voluntários e para os pacientes”, afirmou Carlos Chirano.
Voluntariado
A Fuham tem, atualmente, 4 enfermeiros voluntários. Para realizar trabalho voluntário na Fuham é preciso ser profissional formado em nível superior. É preciso preencher um requerimento que pode ser retirado junto ao protocolo da instituição. No documento, há todas as instruções, incluindo a documentação exigida para a formalização da atividade voluntária. A Fundação Alfredo da Matta fica localizada na avenida Codajás, número 24, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. A instituição funciona de segunda a sexta, de 6h às 17h.
FONTE: Fuham
FOTOS: Simone Carol /Fuham