Com objetivo de oferecer estímulo cognitivo e funcional aos idosos institucionalizados, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realizou, na tarde desta sexta-feira, 22/9, o início do projeto “Corpo e Mente”, na sede da instituição, na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
As atividades desenvolvidas buscam restaurar e preservar a funcionalidade dos idosos e estimular as funções cognitivas, trabalhando os reflexos das questões emocionais do corpo, promovendo qualidade de vida.
Com 146 idosos institucionalizados, a equipe multidisciplinar do Programa de Longa Permanência (ILPI) e Programa Conviver no Parque Municipal do Idoso (PMI) criaram o projeto Corpo e Mente que vai acontecer todas as sextas-feiras, com a presença dos professores de educação física e equipe de psicologia.
Há dois meses na FDT, Maria do Carmo Silva de Almeida, 73 anos, conta que gostou da atividade e aguarda ansiosamente pela próxima vez. “O projeto é ótimo, gostei da forma que eles criaram. A professora do parque é muito paciente. Eu não gosto de ficar parada, essa combinação de corpo e mente foi uma experiência incrível”, conta Maria.
Idealizador do projeto, o psicólogo Adriano Lago explica que o objetivo é que a pessoa idosa possa desenvolver as duas atividades, tanto física quanto cognitiva, diferenciadas por circuitos.
“Montamos dentro da sala de estimulação cognitiva dez estandes intercalados entre uma atividade física e outra cognitiva, e o idoso percorreu todo o circuito acompanhado de um profissional, sendo cronometrado. Visando a melhoraria tanto a habilidade física quanto cognitiva dos idosos”, explica Adriano.
Quanto à parte funcional, a contribuição será para melhora dos aspectos físicos e cognitivos, como explica a gerente de atividades físicas do PMI, Ana Beatrice.
“O exercício físico contribui para melhora dos aspectos físicos e cognitivos, favorecendo a melhora das funções físicas e o desempenho nas atividades de vida diária, mantendo a independência e autonomia da pessoa idosa. O projeto é uma oportunidade para que possam sair um pouco das suas rotinas. É um momento em que os idosos da ILPI podem interagir se mantendo ativos e tendo uma ocupação importante, para trabalhar a mente e as funções físicas”.
A atividade será realizada todas as sextas-feiras, no período vespertino, com duração de 40 minutos, interagindo com os idosos aspectos sensoriais, cognitivos e emocionais, com intuito de melhorar sua qualidade de vida. É possível observar a importância do estímulo cognitivo e interação social, como itens fundamentais para um envelhecimento saudável, desenvolvendo motivação para realização de atividades diárias e esportivas.
Fonte: FDT
Fotos: Priscielly Santos / FDT