Especialista da SES-AM destaca importância do tempero para uma alimentação saudável

Uma comida mal temperada pode acarretar possíveis problemas graves de saúde, como hipertensão e doenças cardíacas

Um bom tempero na alimentação pode não só adicionar sabor aos alimentos, mas também trazer benefícios à saúde, como a redução do uso de sal e a adição de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da nutricionista Janice Ferreira, ressalta a importância do tempero para uma refeição diária saudável.  

Os temperos, como ervas, sementes e óleos, proporcionam diferentes combinações de sabores e aromas, tornando os alimentos mais atraentes e apetitosos. Além disso, alguns deles fornecem substâncias essenciais e trazem benefícios para o nosso corpo. Por exemplo, o alho contém enxofre, que possui propriedades anti-inflamatórias, e o açafrão tem ação antioxidante e antienvelhecimento.

A comida mal temperada pode levar ao consumo excessivo de sal e outros temperos artificiais, aumentando o risco de problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardíacas. A especialista comenta sobre os principais benefícios dos temperos, usados da maneira certa.

“Temos os temperos naturais e os industrializados. Para quem procura uma alimentação equilibrada, é indicado optar pelos condimentos naturais, como ervas, sementes e grãos, pois são livres de agrotóxicos, pesticidas e outros agentes agrícolas”, enfatiza a nutricionista.

Ainda de acordo com a especialista, muitas pessoas buscam praticidade na hora de cozinhar e acabam optando por temperos prontos e industrializados. Esses produtos prometem sabor e rapidez, porém seu consumo excessivo pode trazer riscos à saúde, já que contêm altas quantidades de sal e conservantes.

“A praticidade e facilidade dos temperos prontos na hora de cozinhar acabam sendo muito utilizados por muitas pessoas. Porém, o consumo excessivo de temperos industrializados como: ketchup, mostarda, molho de soja, maionese e molho para saladas podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas”, finaliza.   

Portanto, é importante destacar que escolher temperar pratos com saúde, optando por versões naturais dos temperos em vez dos industrializados, é priorizar o bem-estar e a redução dos riscos de doenças. Uma alimentação equilibrada e consciente é o caminho para uma vida mais saudável e saborosa.

 

FOTO: Douglas Santos / SES-AM