Atividade integra projeto do programa Educa + Amazonas
Alunos do curso técnico de Marketing, do projeto “Da Escola para o Trabalho”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), estiveram na sede da Secretaria de Educação onde visitaram o Centro de Mídia de Comunicação do Amazonas (Cemeam) e o departamento de Assessoria de Comunicação.
A turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira (CMPM VI), pôde ver de perto os trabalhos desenvolvidos no Cemeam, como a preparação e transmissões de aulas para o Ensino Mediado; e na Comunicação, as atividades para divulgação das principais ações da secretaria em todo o estado.
O projeto prioritário “Da Escola para o Trabalho” integra o programa “Educa+Amazonas”, do Governo do Estado. O professor Allyson Lopes, coordenador do projeto, falou sobre a experiência enriquecedora para os alunos e contou que muitos deles se encontraram na área de Marketing durante o curso.
“Vendo aqui como os profissionais trabalham e colocam em prática aquilo que eles veem na teoria na escola, para eles é a realização de um sonho. É mais uma prova de que nosso projeto funciona e encaminha nossos alunos preparados para o mercado de trabalho”, contou o coordenador.
Da escola para o mercado de trabalho
Os alunos puderam conhecer como funcionam todas as engrenagens que movem a parte digital, de design, de audiovisual e de Marketing da Secretaria de Educação. Com o objetivo de ter uma aprendizagem mais prática, eles acompanharam o dia a dia de uma área que eles poderão ingressar ao concluir o curso técnico.
O curso tem a duração de um ano e é realizado em parceria com o Cetam. Durante o contraturno escolar dos estudantes, eles aprendem sobre softwares, tecnologia, marketing em geral e design.
O professor de Marketing e Design responsável pela turma, Bruno Angioletti, explicou que a visita faz parte daquilo que o curso se propõe a fazer, que é levar os estudantes da escola para o mercado de trabalho.
“É algo muito importante, tanto do ponto de vista educacional, quanto do ponto de vista presencial e tecnológico. A visita se encaixa com a finalidade do curso, eles podem ver em si o mercado de trabalho e como ele funciona”, explicou o professor.
Ao final do período, os estudantes irão entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde aplicarão tudo aquilo que foi aprendido no decorrer do ano. A estudante Luísa Lima, de 17 anos, ficou bastante feliz por estar fazendo parte do curso técnico já que era algo que ela desejava muito.
“A escola e a Secretaria abriram essa porta para mim. Eu fico muito feliz, porque tem muitos alunos que querem uma oportunidade e não conseguem. Foi muito gratificante entrar para o grupo de Marketing e é muito interessante”, contou a aluna.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar