Nos próximos dias 28 e 29/9, a capital amazonense será palco da 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsean), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento, que tem por objetivo discutir e propor estratégias para a garantia do direito à alimentação adequada, contará com a participação de especialistas, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais e da sociedade civil.
A conferência tem como tema “Amazônia sem fome – sistema alimentar sustentável com a agricultura familiar”, será realizada no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, e pretende abordar temas que estão no centro das políticas públicas de alimentação e nutrição, como o combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, o incentivo à agricultura familiar e a garantia do acesso a alimentos de qualidade para todos os manauaras.
O secretário da Semasc, Eduardo Lucas, destaca a importância da realização do evento em Manaus. “Nossa cidade tem desafios únicos quando se trata de segurança alimentar, dada a nossa localização geográfica e diversidade cultural. A conferência é uma oportunidade de reunir diferentes atores sociais para pensar soluções conjuntas e inovadoras, voltadas para a realidade local”.
Além de palestras, haverá mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações culturais, proporcionando um ambiente rico para trocas e aprendizados. A conferência terá discussões em três eixos: Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; Democracia e Participação Social.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas até as 18h do dia 22 de setembro por meio do link https://www.sympla.com.
Fonte: Semasc
Foto: Semcom / Arquivo