A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 14/8, uma grande operação de fiscalização em três supermercados localizados na zona leste da cidade. O objetivo da ação foi verificar o uso indevido das vagas de estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs).
“Nossa operação, hoje, visa garantir os direitos dos idosos e pessoas com deficiências. É inaceitável que motoristas ocupem indevidamente estas vagas. Estamos aqui para fazer cumprir a lei. Os motoristas precisam entender que essas vagas são destinadas as pessoas com mobilidade reduzida”, disse Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.
Durante a operação, mais de 30 motoristas foram autuados por estacionar nas vagas especiais sem apresentarem a credencial que permite o uso das vagas nos estabelecimentos. A infração é considerada grave, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e custa R$ 293,47.
Para Maria Isadora, de 64 anos, a atitude de alguns motoristas de utilizarem as vagas sem possuir a credencial prejudica a quem realmente precisa. “É muito difícil encontrar vagas. Quando vejo um carro sem o adesivo estacionado na vaga especial, fico muito chateada. É uma falta de respeito com que de fato necessita”, comentou.
O IMMU alerta que esse tipo de fiscalização está sendo intensificada em todos os estabelecimentos privados de uso coletivo para garantir que as pessoas com mobilidade reduzida tenham um espaço adequado para estacionar.
A operação contou com a presença de agentes de trânsito, que orientaram os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas especiais. Ações como essa reforçam o compromisso da prefeitura em promover um trânsito mais seguro e justo para todos.
Fonte: IMMU
Fotos: Divulgação / IMMU