A Prefeitura de Manaus atua em frentes de obras em todas as zonas da cidade e com a meta de executar serviços de manutenção preventiva, que beneficiam condutores de veículos que transitam pelo importante corredor viário da zona Centro-Oeste da capital amazonense, a avenida Desembargador João Machado, no bairro Alvorada.
Nesta segunda-feira, 24/7, as equipes concentram os serviços na localidade. Principal via do bairro, a avenida dos Franceses, como é popularmente chamada, possui um fluxo intenso de veículos pesados, que ocasiona problemas na rede de drenagem superficial em acidentes automobilísticos, sobretudo no trecho próximo ao viaduto.
As ações seguem um cronograma programado semanalmente pelos distritos de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e atuam na recuperação de alguns trechos da via, com a implantação de novos meios-fios, recuperação de sarjetas, caixas coletoras e calçadas. Um serviço de grande importância para a travessia segura de pedestres.
“A drenagem superficial é um serviço muito importante para a conservação do pavimento, por proporcionar o escoamento correto da água até a caixa coletora e a tubulação. Essa gestão pensa no todo e as calçadas também estão recebendo a atenção necessária para promover a segurança dos pedestres e evitar acidentes durante a travessia, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior”, explica Efrain Aragão, subsecretário de Serviços Básicos da Seminf.
Outra frente de obra da Seminf trabalha na recuperação asfáltica das ruas 1 e 12, do conjunto Hiléia, bairro Redenção. As vias estavam com o tráfego comprometido pelo grande número de buracos.
Nesses últimos três anos de administração, a Seminf também intensificou a implantação e a restauração de redes de drenagem profunda e superficial na cidade, chegando à marca de 146.274 metros de drenagens atendidas, em 4.665 ruas de 63 bairros da capital.
Fonte: Seminf
Fotos: Márcio Melo / Seminf