Após 15 anos sem receber serviços de manutenção, a rua A10, do conjunto 31 de Março, bairro Japiim 2, zona Sul, ganha nova rede de drenagem. De forma acelerada, a obra é executada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
“Vimos para atender essa antiga reivindicação dos moradores, que sofrem com constantes alagamentos. Por determinação do prefeito David Almeida, intensificamos os serviços de manutenção de redes de drenagem que, a gente sabe, estão, em maioria, carecendo de reparos”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
Para garantir pavimento seco, estável e seguro aos moradores, uma equipe com 20 pessoas, com apoio de máquinas, desempenha os trabalhos de substituição da antiga rede de tubulação. “Estamos em ritmo acelerado, para garantir o retorno do trânsito e a trafegabilidade nesse trecho”, acrescenta Renato Junior.
O subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, esclarece que a obra acontece por etapas. “Inicia com a escavação de 1,50 metro de profundidade da via, segue para a instalação de 48 novos tubos de concreto armado e, em seguida, avança para o reaterro. Por fim, o asfalto é devidamente aplicado na via”.
“Nós fizemos a visita técnica e vimos a real necessidade da reestruturação da rede de drenagem nesta rua. Os moradores nos relataram que a situação piorava no período das chuvas, o que ocasionava pequenas erosões na superfície da rua. Agora, já solucionamos isso, para que não prejudique o asfalto futuramente e nem comprometa as casas”, explica o subsecretário.
Moradora há mais de duas décadas na rua A10, a técnica de enfermagem Adriana Cardoso, 42 anos, relata que o problema nunca havia sido solucionado, mesmo sendo uma antiga demanda da comunidade.
“Antes, quando chovia, era um desespero entre nós, moradores, esperamos muito por isso e, agora, está sendo resolvido. Dessa vez, estamos vendo uma obra para melhorar a nossa rede de drenagem que já estava muito velha. Em nome do bairro Japiim 2, agradeço a prefeitura por ter atendido nossa demanda, estamos acompanhando a qualidade do serviço em execução”, comemora a moradora.
Ao todo, a atual administração da Prefeitura de Manaus recuperou mais de 140 mil metros de drenagem profunda. Os técnicos da Seminf consideram imprescindível o trabalho para minimizar os efeitos de inundações e alagamentos, possibilitando o escoamento e corrigindo a água que aparece abaixo do nível freático, fenômeno característico da região amazônica.
Fonte: Seminf
Fotos: Márcio Melo / Seminf