Prefeitura realiza desobstrução de bueiros e recuperação de rede de drenagem na zona Oeste de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta quinta-feira, 13/7, a limpeza e desobstrução de bueiros entupidos na avenida Laguna, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da capital.

O trabalho faz parte da rotina diária do distrito de obras, com a finalidade de melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, retirando os resíduos que se acumulam nesses locais, em razão do descarte irregular de lixo em vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas, Efrain Aragão, esse é um serviço executado diariamente, que impacta diretamente na redução dos locais de alagamentos e facilita o escoamento de águas pluviais em ruas e avenidas da cidade.

“Na avenida Laguna temos uma situação muito particular, por se tratar de uma via comercial, com intenso fluxo de carros e pessoas, é grande o número de lixo descartado irregularmente na via, que causa o comprometimento na fluidez das águas das chuvas”, explica Aragão.

O subsecretário ressalta que é fundamental a contribuição da população na manutenção dos bueiros livres de resíduos, acondicionando corretamente o lixo, uma vez que esse é o maior problema de rompimentos de tubulações na cidade.

Simultaneamente, outra frente de obras atua na recuperação da rede de drenagem da rua Macapá, bairro Redenção. As equipes realizam a substituição das peças danificadas, por tubos novos, que darão a vazão necessária das águas pluviais na região.

Os distritos de obras, além das drenagens, realizam trabalhos de pavimentação asfáltica, recuperação de meio-fio, sarjetas, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura das comunidades. A Prefeitura de Manaus conta sempre com a ajuda dos moradores em toda a cidade, na identificação de áreas mais afetadas, para que as obras sejam realizadas de forma emergencial e célere.

Fonte: Seminf

Fotos: Márcio Melo / Seminf