Quem passa pela avenida Sul, no conjunto Ajuricaba, zona Centro-Oeste da capital, nem imagina que a área era inacessível, coberta pelo grande volume de lixo, que trouxe severas consequências, como o princípio de uma erosão. Diante da situação, a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), age de forma emergencial na contenção da erosão e revitalização de todo o espaço.
“Aqui era uma lixeira viciada, que ocasionou o desmoronamento da calçada e, consequentemente, se tornou uma área erosiva. De forma emergencial, o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, determinaram que entrássemos na avenida, e nós iniciamos os serviços em duas frentes de obras. Uma das equipes atuou no recapeamento e a outra na contenção da erosão e recuperação da calçada, devolvendo a trafegabilidade mais segura aos moradores”, afirmou o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão.
O lixo descartado de forma irregular contribuiu para o desmoronamento de toda a calçada, e os pedestres, que se deslocavam para chegar à estação de ônibus que fica no mesmo trecho, tinham que caminhar pelas ruas, entre os veículos.
A obra iniciou com a implantação de 120 metros de rip-rap para a contenção da erosão, além da recuperação de cinco metros de drenagem profunda e recuperação da escada hidráulica, que contém a força da água da chuva, evitando deslizamentos de terra. A via recebeu recapeamento por toda a extensão e agora as equipes trabalham na reconstrução de 240 metros nas duas laterais das calçadas do trecho.
A Prefeitura de Manaus trabalha por todas as zonas da cidade, recuperando áreas degradadas que prejudicam o tráfego da população. No conjunto Ajuricaba, a meta é finalizar os serviços com jardinagem na avenida Sul, deixando o local mais seguro e harmônico para quem acessa.
Fonte: Seminf
Fotos: Hugo Souza / Seminf