Prefeitura de Manaus prorroga prazo para a entrega de documentos do Bolsa Idiomas até esta terça-feira, 27/6

A Prefeitura de Manaus decidiu prorrogar até às 18h desta terça-feira, 27/6, o prazo para a entrega da documentação pelos selecionados na primeira chamada do Programa Bolsa Idiomas (PBI), nas instituições de ensino de língua estrangeira. A medida visa assegurar que os contemplados tenham tempo para fazer a apresentação dos documentos exigidos no edital, o que vai habilitar o candidato para a etapa de matrícula.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Júnior Nunes. “Hoje registramos um movimento expressivo nas escolas de idiomas, onde nossas equipes estão recebendo essa documentação. Para que ninguém seja prejudicado por não ter tido tempo hábil, por algum imprevisto, o prefeito David Almeida, sensível a isso, determinou que fizéssemos a prorrogação”, informou.

De acordo com o edital nº 02/2023 – PBI, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), de 20/4, no qual constam todos os critérios do PBI, o prazo seria encerrado às 15h desta segunda-feira, porém, no decorrer da manhã, o horário foi estendido até às 18h.

A apresentação dos documentos, para que seja feita a verificação do que foi informado no ato da inscrição online, é obrigatória. O candidato classificado que deixar de entregar, será automaticamente eliminado. Após a análise da documentação, o candidato é encaminhado para a adesão ao benefício, respeitando os procedimentos e prazos de matrícula das instituições de ensino. Somente após essas etapas, será efetuado o pagamento, de acordo com o calendário financeiro das instituições.

Para o PBI 2023, foram disponibilizadas 30.020 bolsas com descontos variando entre 100%, 75% e 50%. A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), gestora do programa, registrou recorde histórico no número de inscrições, desde que o programa foi criado, em 2.013: 25.590. Este ano, o alcance do PBI foi ampliado para alcançar estudantes a partir dos 10 anos de idade.

Fonte: Sandra Monteiro / Semad/Espi

Foto – Clóvis Miranda / Arquivo Semcom