Em uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), foi inaugurada a exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudanças”, nesta quarta-feira, 7/6, às 14h, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, no Adrianópolis, zona Centro-Sul. A entrada é gratuita e a mostra faz um alerta à população sobre a poluição dos rios, principalmente por resíduos plásticos.
A exposição segue até o dia 30, e possui fotografias do projeto de educação ambiental Escola d’Água Brasil (Swarovski Water School), feitas pelo fotógrafo paulista Caio Palazzo, que produziu esse material em várias cidades do interior do Amazonas.
O projeto Escola d’Água é implementado pela FAS e atua em comunidades ribeirinhas e indígenas, ensinando uma metodologia sobre conservação dos recursos hídricos, principalmente com professores de escolas públicas. A partir das iniciativas, os professores ensinam temas relacionados ao cuidado com a água e os alunos envolvem as famílias e vizinhos para uma gestão mais saudável do recurso.
“Essa parceria nos anima e só vem fortalecer o trabalho de consciência ambiental que realizamos aqui. E, além da exposição das fotos, vão ser trabalhadas ações práticas com as crianças e até com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Assim, eles ficam sensibilizados sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente”, explicou a coordenadora do Ecam, Mônica Dantas.
O primeiro dia da exposição contou com a participação de 12 alunos da escola municipal Ducenildes Santos Dias, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte. Na abertura, as crianças aprenderam um pouco sobre o contexto das comunidades ribeirinhas, biodiversidade, aspectos da região Norte e elementos da natureza de uma forma lúdica e pedagógica.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunicação de Comunidades da FAS, Valcleia Solidade, a exposição é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo órgão, tendo como foco a educação.
“A FAS traz aqui um viés muito forte de educação ambiental, porque esse projeto tem como primícia estruturar escolas, melhorar escolas, fazer a gestão de resíduos sólidos, saneamento e água potável, mas especialmente, procura dar um protagonismo para adolescentes e jovens, de trabalhar a temática água. E isso faz parte deste projeto inserido dentro da escola. Então, trazer esta exposição para cá é também fazer com que a sociedade possa conhecer um pouquinho mais sobre o que a FAS desenvolve. Nós só temos a agradecer pelo espaço e por essa oportunidade”, destacou a superintendente.
Para a aluna Andreza Maquiné, 11 anos, do 6° ano, o momento serviu para aprender sobre a região onde mora. “Fiquei encantada com as coisas que ouvi sobre as comunidades ribeirinhas. Não conhecia alguns elementos da natureza e soube hoje a importância da água para o planeta. Enfim, eu adorei”, disse Andreza.
Ainda no Ecam do Manauara Shopping, serão realizadas diversas atividades para estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, incluindo as oficinas infantis “Brincando com os Pequenos Curupiras”, nos dias 7 e 20/6. Além disso, vai ter uma oficina para professores, no próximo dia 21, sobre saúde.
Fonte: Semed
Fotos: Cleomir Santos / Semed