A partir de hoje (8) até sexta-feira (12), a cúpula do Senado Federal será iluminada na cor roxa em apoio à campanha de conscientização sobre o lúpus e em homenagem ao Dia Mundial do Lúpus, celebrado em 10 maio.
O lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico ataca as células da própria pessoa e destrói tecidos saudáveis. A doença pode causar danos nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele, afetada em 80% dos pacientes. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mas é muito mais frequentes nas mulheres, principalmente entre 20 e 45 anos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que existem cerca de 65 mil pessoas com lúpus no Brasil. Embora a causa da doença não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais agem para o seu desenvolvimento.
O lúpus pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com o órgão afetado. Febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo são alguns dos sintomas gerais da doença. Outros são específicos de cada órgão, como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas renais.
Fonte: Agência Brasil