De volta a Brasília após agenda oficial com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o deputado federal Sidney Leite, (PSD -AM), reuniu com a presidência do Ibama para discutir a cadeia produtiva da pesca do pirarucu manejado e buscar alternativas de aproximar o mercado dessa demanda.
Ameaçado de extinção, o pirarucu tem visto sua salvação no projeto de manejo desenvolvido por pescadores em Mamirauá com tecnologia que possibilitou o aumento em 427% da reprodução e do estoque no estado do Amazonas. O próximo passo agora é agir em conjunto, poder público com o mercado consumidor, para a produção seja escoada e o valor agregado para os pescadores que trabalham pela manutenção e preservação das espécies.
Sidney Leite, acredita que a estruturação da cadeia produtiva é a primeira etapa desse processo.
“Eu estou em tratativas com o ministério da agricultura porque a nossa legislação determina que não se pode eviscerar peixes nos rios internos, no ato da captura. Já foi uma equipe da Defesa Agropecuária em Mamirauá para fazer o diagnóstico e avaliar a possibilidade de autorizar a evisceração no ato da captura”, conta.
Conhecido como Bacalhau da Amazônia, o Pirarucu tem hoje um grande potencial de mercado, mas o volume pescado continua sendo inferior a oferta, o que tem se mostrado um desafio para a pesca do Amazonas.
“Se nós não tivermos a garantia da comercialização e o preço justo pago aos pescadores, nós corremos o risco de retroceder, haja visto que o couro do peixe também pode ser aproveitado e já vem sendo trabalhado no sudeste brasileiro, exportando para toda Europa”.
Na ocasião o parlamentar também convidou o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rodrigo Agostinho para visitar o Amazonas e contribuir com o processo que sem dúvida é um caso de sucesso da relação entre o homem e a natureza.
No próximo dia 26 de maio, o ministro da pesca André de Paula visitará o estado para o lançamento do programa federal Pescador Legal e o pirarucu de manejo vai ser pauta na agenda oficial.