O Boi Garantido realizou o primeiro ensaio de “Esquenta da Alvorada” com a participação em massa da nação vermelha e branca, que já entrou em clima de festa para a conquista do título do 56º Festival Folclórico de Parintins. O “Esquenta da Alvorada” aconteceu na noite de sábado, 22 de abril. A noite encerrou com a saída da Batucada, circulando a área de pista do curral, em uma mini Alvorada Vermelha.
De acordo com a diretoria do bumbá, pela mobilização de público nos últimos ensaios, a torcida encarnada mais uma vez vai realizar uma das maiores manifestações de público antes das três noites de apresentação da arena do Bumbódromo, que é a tradicional Alvorada do Garantido.
Esquenta da Alvorada
A atração principal do evento no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) mais uma vez foi o apresentador Israel Paulain. O repertório da noite foi um misto de toadas antológicas, clássicas e as composições do Álbum “Garantido, Por Toda Vida”.
A Batucada, com seu ritmo, cadência e tradição, desta vez se apresentou em cima do palco, proporcionando uma melhor qualidade acústica de som.
Na pista central os torcedores se esbaldaram, seja no bailado do ‘dois pra lá e dois pra cá’, ou com as novas coreografias deste ano, sempre seguindo os movimentos dos dançarinos e dançarinas do grupo de dança Garantido Show.
Para a surpresa do público, Israel Paulain anunciou a entrada ao palco para um show à parte do pajé Adriano Paketá. Em uma exibição cênica e de muito movimento corporal Paketá mostrou para o povo encarnado o ritual indígena Matawi Kukenan, baseado na toada de Rafael Marupiara e Ronaldo Jr.
Para fechar a noitada Israel Paulain puxou a multidão junto com a Batucada em uma mini Alvorada na área interna do curral. O povão acompanhou a caminhada cantando as toadas tradicionais e vibrando em todo o percurso.
Para Israel Paulain, a galera do Garantido ao participar ativamente de toda a programação, demostra que está totalmente envolvida, entrelaçada e muito ansiosa para a grande Alvorada.
“Tenho certeza que será uma Alvorada gigantesca que vai marcar esse ano de 2023, que vai nortear também o título do nosso boi”, frisou.
Atuar como mestre de cerimônia e levantador de toadas, de acordo com Paulain, é uma forma de se juntar com a galera e participar da festa também como torcedor.
“Fazer isso é um prazer para mim. Eu sou um batuqueiro da Baixa, nato, eu nasci dentro da Batucada. Então, eu consigo vivenciar isso tudo, vibrar, cantar, como apresentador, como torcedor acima de tudo, e se der confiança, vamos até o amanhecer. E esse é o sentimento: de amanhecer cantando, brincando com a gelera, vibrando com os nossos torcedores e é isso que é o Garantido, a transpiração do sentimento de amor”, disse.
Fotos: Daniel Brandão