A diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido firmou uma parceria institucional com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Polo do Baixo Amazonas, para ações de interesse público nas áreas de assistência jurídica gratuita, combate à violação de direitos e em ações sociais a serem realizadas na instituição folclórica.
Para celebrar a colaboração técnica, as defensoras públicas Emily Santos e Taysa Torres reuniram na tarde de sábado, 22 de abril, no complexo administrativo da Cidade Garantido com o presidente Antônio Andrade e com o diretor jurídico Luiz Gustavo Vaz.
Para a defensora pública Emily Santos, a importância da parceria, além de prestar serviços específicos para a comunidade que não tem como pagar às custas de processos judiciais, é aproximar a Defensoria cada mais do povo.
“Como se fala, o Garantido é o boi do povão e a gente atende pessoas hipossuficiente, vulneráveis que é a população de Parintins. A gente quer mostra o que a Defensoria pode oferecer para a população parintinense, e ao redor de Parintins”, ressaltou.
De acordo com o presidente do Garantido, Antônio Andrade, são inúmeras demandas que a DPE vai poder auxiliar, principalmente para quem trabalha no boi, de associados, assim como da comunidade da Baixa de São José.
“Isso vai nos ajudar muito e ajudar a comunidade. A gente espera que essa parceria sirva para a gente diminuir os problemas da comunidade e a gente está feliz com essa parceria, e vamos trabalhar”, destacou Andrade.
A defensora Tayssa Tores Souza, ressaltou que existe uma demanda, não somente de quem trabalha no Garantido, mas da comunidade, como nas áreas de família, por exemplo.
Taysa Torres pontuou que entre as primeiras ações sociais a serem realizadas no Garantido está a retirada da segunda via de registro civil, com gratuidade.
Segundo a defensora Taysa, a Defensoria está alinhando ações futuras de educação em direito para que, dentro do evento folclórico que é boi Garantido, a DPE consiga disseminar o conhecimento jurídico contra a homofobia, para haja respeito às mulheres, para que não sejam violados os direitos das crianças, dos adolescentes, que não haja exploração sexual, para que cada vez mais essa festa cultural cresça sem violação de direito.
“Então, a Defensoria Pública, junto com o Boi Garantido, abraça essas bandeiras de não violação de direitos, que as pessoas consigam brincar, que seja só uma festa bonita e que haja só diversão”, afirmou.
O diretor jurídico Gustavo destaca que apesar de atuar nas questões jurídicas do Garantido, muitas pessoas o procuram por orientação, sejam nas áreas de famílias, trabalhistas, de previdência social, entre outras.
“Ter essa parceria para nos auxiliar é muito importante, seja realizando palestras, oficinas, ações educativas, como também prestando orientações jurídicas não somente para os nossos funcionários, mas também para a nossa comunidade. Isso faz com que esta Diretoria Jurídica amplie o seu trabalho”, frisou Luiz Gustavo.