MAG homenageia Carlinhos do Boi no segundo Curral do Garantido

O “animal do boi” foi um dos pioneiros nos primeiros anos do evento na década de 1990

O Movimento Amigos do Garantido (MAG) vai homenagear o levantador de toadas, compositor, Carlinhos do Boi, um dos pioneiros dos primeiros anos de criação do Curral do Garantido. No próximo sábado, dia 22 de abril, o MAG apresenta “Uma Noite Animal”, com a presença de Sebastião Júnior, Márcia Siqueira, Edilson Santana e os Curumins da Baixa.

Antes de ser uma homenagem ao “animal do boi”, vai ser a estreia de três dos mais importantes nomes dos palcos de boi-bumbá das últimas décadas, na temporada 2023 do Curral do Garantido. Sebastião, o levantador que defende o item 2 do festival pelo Garantido há mais de uma década. Márcia, o ícone feminino de lugar já conquistado nos palcos, mas também na arena do Bumbódromo. Edilson Santana, talento indiscutível pela afinação e potência de voz. Eles não estiveram no primeiro Curral, realizado no sábado, dia 8 de abril.

O homenagedo

Muitas palavras poderiam definir Carlinhos, que é “do boi”, mas começou sendo do forró, do samba, de tudo que incluísse música dançante no gosto popular. Por sinal, dançante pode ser uma palavra símbolo da vibe deste “garoto”, de 51 anos, advogado militante, que começou tocando e cantando na paróquia católica de Santa Luzia, no bairro Presidente Vargas, conhecido como “matinha”, ainda na década de 1980. E que pinta e borda em cima do palco de qualquer evento de boi-bumbá, animando a galera do início ao fim.

Quem lembra de Carlinhos tocando teclado e cantando, ao mesmo tempo, nos bares de Manaus e, já no boom do festival, em Parintins, nos anos 1990, pode dizer que parado o público não ficava. Não só pelo repertório, sempre pra cima, mas com as performances com jeito de moleque e as surpresas no repertório.

Surpresas como aquela volta no trio, em um desses anos de carnaboi ainda quando era realizado no esquema de trios-elétricos se revezando na passarela do samba, no sambódromo de Manaus. Lembranças também estão marcadas na mente do torcedor de mais loga data espectador do Festival Folclórico de Parintins de 1997. Naquele ano, a toada de Carlinhos do Boi, “Uererê”, foi a trilha da apresentação inesquecível da tribo das Tupinambás, das dançarinas que evoluíram no meio da arena, com as plumagens brancas das fantasias.

Emocionado

A poucos dias da “Noite Animal”, Carlinhos diz que já está emocionado desde já. “ A noite do dia vinte e dois vai ser um um marco na minha história. Na minha história de vida, como cantor, como músico, como empreendedor da música. Porque eu vou ser homenageado e vou ter uma noite especial no Curral do Boi Garantido. Isso é de relevância tremenda. Até porque só quem tem as noites (temáticas) são os itens (oficiais) do Boi. E eu, como um simples cantor, que faço dessa cultura, desse movimento, desse boi grandioso que é o Garantido, vou ser homenageado. Eu me sinto honrado e estou emocionado já por conta do dia vinte e dois”, afirma Carlinhos.

Para o show de sábado, o “animal” vai apresentar uma versão especial do show que ele tem apresentado por todos os eventos de que participa, inclusive em festas do interior do Estado. Aí, incluem-se toadas inesquecíveis do vasto repertório vermelho e branco, mas também as novas, do álbum 2023, “Garantido Por Toda Vida”.

Curral do Garantido

O Curral é um evento realizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), além de vários patrocinadores e apoiadores. A festa começa às 21h e tem entrada gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MAG