Esta semana, a Prefeitura de Benjamin Constant está levando uma ação com diversos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social para a comunidade de Feijoal, maior polo Indígena do Município. A iniciativa se estende para outras 18 comunidades adjacentes que fazem parte desse polo. Além disso, é realizada uma busca ativa de casa em casa e os atendimentos também acontecem na extensão do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado em Feijoal.
O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, destaca a mobilização da atual gestão para expandir a rede socioassistencial para o interior do município. “No ano passado, instalamos essa unidade do CRAS em Feijoal. Agora, estamos como todos os programas e serviços da SEMAS no polo indígena, como o Bolsa Família, equipe volante do CREAS, Programa Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o projeto Bom de Luta. É com muita satisfação e alegria que estamos levando, mais uma vez, nossa equipe completa para a zona rural”, declarou o prefeito.
A secretária de Assistência Social, Jhonah Melly, afirma que a iniciativa possibilita que a população indígena possa ter acesso a mais serviços, que, antes, só era possível com o deslocamento até a sede do município. “Isso traz conforto para essas pessoas, que agora têm a oportunidade de tirar RG, desbloquear cartões e fazer parte de benefícios, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira do Idoso. Também estamos fazendo o recadastramento em programas como BPC e Bolsa Família, assim como realizando novos cadastros. Tudo isso expressa o cuidado que temos com as pessoas do interior de Benjamin”, afirmou Jhonah.
Além de Feijoal, a ação da SEMAS beneficia as comunidades Deus me Ajude, Porto Alegre, Nova Canaã, Cidade Nova, Prosperidade I, Prosperidade II, Nova Prosperidade, Vanguarda, Nova Aliança, Bom Pastor I, Bom Pastor II, Bom Sucesso, Novo São Francisco Indígena, Novo Progresso, Novo Porto Lima, São Leopoldo, Porto Espiritual e Belo Horizonte.