O Boi-Bumbá Caprichoso encantou Brasília (DF) durante a realização do lançamento do Festival Folclórico de Parintins 2023 na noite desta terça-feira (12/04), na casa da Coca-Cola. O Boi da estrela emocionou o público com as apresentações de Júnior Paulain, Patrick Araújo, Marciele Albuquerque, Cleise Simas e boi-bumbá Caprichoso.
O boi negro da Amazônia mostrou que através da arte e da cultura, uma nação pode brincar e lutar no mesmo tom da toada e no mesmo passo com os pés do chão. “Somos o brado que entoa forte nosso canto de revolução”, disse o cantor da Floresta, Patrick Araújo.
De mãos dadas, a cunhã-poranga, Marciele Albuquerque, o pajé Erick Beltrão e a ministra dos povos indígenas Sônia Guajajara fizeram a dança de um novo tempo que alvorece. O gesto que simboliza a união pelos povos originários, pela floresta e pela cultura que resiste e liberta.
O bumbá, que prepara o espetáculo “O Brado do povo Guerreiro”, foi conduzido pelo presidente Jender Lobato e reuniu com autoridades, conversou com ministros, políticos e empresários e os convidou para o espetáculo marcado para as noites do dia 30 de junho, 1º e 2 de julho.
“Foi um momento para apresentar ao Brasil a importância da nossa festa. Realizar um evento no meio da floresta amazônica é se superar todos os anos. O boi Caprichoso tem compromisso com todos os envolvidos nesta festa e sabe do quanto buscamos ter respeito com os artistas, trabalhadores, patrocinadores e nossos visitantes”, afirma Jender.
A programação teve a presença do Governador Wilson Lima, do prefeito de Parintins, Bi Garcia, ministros, secretários e patrocinadores do Festival.
Fotos: Diego Peres