A Capital Federal (DF) dançou ao som das toadas do Boi Garantido, no lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, na noite desta terça-feira (11).
O espetáculo folclórico realizado na Casa da Coca Cola Brasil foi comandado por Israel Paulain, o apresentador do Garantido e contou com a performance dos itens oficiais, com momentos marcantes, como o discurso de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga.
“Só existe transformação com sonhos, na vida e na arte. Só existe vida plena com sabedoria entre as partes. Nos ensinam, a natureza e os povos ancestrais. A ciência, irmanada aos saberes tradicionais. A nossa esperança é teimosa, é guerreira e tem a força da Amazônia. Que hoje ecoam as vozes do povo vermelho” bradou Isabelle.
Entre autoridades presentes, estavam o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o presidente do INCRA, João Pedro, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A ministra mostrou empolgação com a apresentação do boi e até respondeu à pergunta tradicional da torcida vermelha e branca: “mas quem é Garantido levanta o braço?”. Sônia acertou na resposta: “Eu sou, eu sou”, cantou a ministra.
Governo do Estado
No evento o governador Wilson Lima apresentou os pilares da edição do festival deste ano: cultura, turismo e sustentabilidade.
“Está todo mundo convidado para o Festival Folclórico de Parintins. Vai acontecer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. É uma experiência única, a gente tem como bases a cultura, mas também a questão da sustentabilidade e a geração de emprego e renda. Aproveitem a noite, nós temos também um pouco da nossa culinária, do nosso tacacá, das nossas frutas que são típicas da Amazônia, como a pupunha, o tucumã, o rambutã”, destacou Wilson Lima
Também estiveram presentes no lançamento a primeira-dama Taiana Lima; o vice-governador Tadeu de Souza e esposa Jade Amorim, secretários de Estado e políticos.
Parceria
O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, reforçou a importância dos investimentos da empresa, presente no Amazonas há mais de 30 anos, para fortalecer a cultura amazônica e o desenvolvimento regional.
“O Festival Folclórico de Parintins tem um papel estratégico para o estado e, principalmente, para as pessoas. Temos um enorme respeito pela região e por tudo o que oferece para o país e para o mundo. É por isso que patrocinamos oficialmente o evento há 27 anos. São recursos que impactam no aumento de postos de trabalho e na distribuição de renda. Iniciativas como essa que a Coca-Cola Brasil apoia o desenvolvimento sustentável do estado”, destacou.
O presidente do Garantido, Antônio Andrade, chefiou a delegação encarnada até a capital federal.
Fotos: Daniel Brandão