Garantido e Semasth proporcionam uma tarde cultural focada no autista e seus familiares

Uma programação especial focada no autista e seus familiares para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi realizada pelo Boi Garantido no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), neste sábado 1ºde abril. O tema da atividade foi “O autismo cultural, o universo em que ele pretende está”.

O Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista é lembrado no dia 2 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de democratizar a informação para a população sobre os transtornos do espectro autista (TEAs), e assim reduzir a discriminação e o preconceito.

E com o objetivo de proporcionar um evento exclusivo para as crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista o Boi do Povão realizou esse momento de interação, sensibilização com os itens e personagens do folclore do Festival de Parintins. Uma parceria com o Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas Girassol de ParintinsSecretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho (Semasth), Prefeitura de Parintins.

O público alvo pôde interagir diretamente com os cavalinhos, com os tambores da Batucada e principalmente com o pajé Adriano Paketá, com o próprio boi de pano e com o cenário folclórico e tribal indígena.

A monitora de aluno com deficiência, Rosália Tokuta, é também mãe de Pedro Gael, de 4 anos de idade, com espectro autista. Pedro Gael foi uma entre tantas outras crianças que participaram da programação e se divertiram com a batucada, oficina de pintura em tela e se encantaram ainda mais com boi de pano.

“Ele é bem alegre mesmo, desde pequenininho. Ele tem acompanhamento com a psicopedagoga, que a própria tia dele, a já começou a ficar à vontade em praças e espaços públicos. É muito bom essas ações de adaptações para eles que têm essas limitações, principalmente de barulho, e assim eles vão progredindo”, destacou dona Rosália Tokuta.

Para o presidente Antônio Andrade, é dever de toda organização social trabalhar essa inclusão, principalmente no meio cultural como o caso do Boi Garantido.

“E esse é também o papel da cultura e o Garantido é cultura popular, é o boi do povão, e a gente tem que fazer isso sempre, tem que ser uma rotina dentro do boi. O Garantido é o boi da inclusão. A gente não pode fazer cultura tendo os excluídos da cultura. Todo mundo tem que está dentro da cultura e a cultura é libertadora, ela tem que cumprir esse seu papel de liberação e o Garantido tem que ajudar nessa libertação”, frisou Andrade.

O evento contou com a participação da secretária da Semasth, Zeila Cardoso e da primeira dama de Parintins e deputada estadual Mayra Dias.

“Esse momento de inclusão é muito importante e Parintins tem essa tradição com os bois. Ver que os bois estão fazendo esse papel social, trazendo as crianças e adolescentes com autismo, todas as pessoas com deficiência, e hoje em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista é muito importante ter essa ação, porque isso é único. Então, essas crianças precisam de todo cuidado, de todo amor, de todo respeito. Essa tarde especial é importante para que elas possam ver um pouco dos itens, dos bois e das alegorias”, afirmou a deputada Mayra.

A programação foi organizada pela assessoria de eventos e pela diretoria social do Garantido, ao comando da diretora Jucilei dos Santos, além de profissionais do Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol.

Fotos: Paulo Expedito e Yasmim Miranda