FRENDHAT da Aleam participa de caminhada que encerrou as atividades da Campanha Estadual de Combate à Tuberculose no AM

Com objetivo de conscientizar a população sobre a tuberculose no Amazonas, foi realizada na manhã desta sexta-feira (31), uma caminhada no Centro de Manaus. Organizado pela Fundação de Vigilância do Amazonas (FVS-AM), Prefeitura de Manaus, Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas e sociedade civil organizada, o evento também contou com o apoio do deputado estadual Delegado Péricles (PL), que atua como vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (FRENDHAT) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A caminhada, que encerra as atividades da Campanha Estadual de Combate à Tuberculose, iniciou na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), além de realizar a conscientização da tuberculose, também visou abordar sobre a prevenção da doença, entre elas, a vacinação pela BCG, o diagnóstico precoce e o tratamento da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB).

Apoio

Atuando como vice-presidente da FRENDHAT, da Aleam, o deputado Delegado Péricles já destinou emendas para o aprimoramento da estrutura da Policlínica Cardoso Fontes e, também, solicitou o conserto urgente do aparelho de raio-x e a resolução sobre a insuficiente quantidade de líquido para a detecção da tuberculose disponibilizada aos pacientes da unidade hospitalar.

“Desde meu primeiro mandato venho trabalhando, juntamente com a minha equipe, auxiliando no combate à tuberculose que é uma doença que precisamos erradicar no nosso Estado. Continuarei cobrando, fiscalizando e ajudando também no que for necessário para que possamos unir forças por essa causa”, disse o parlamentar.

O coordenador do Comitê Estadual do Amazonas, Euclides José de Souza Neto, agradeceu o parlamentar por abraçar a causa da tuberculose. “Nós queremos agradecer ao deputado Delegado Péricles, pelo grande apoio que ele está dando ao Comitê, em especial pela solicitação do conserto urgente do aparelho de raio-x e o pedido para os materiais do laboratório. Seguimos firmes nessa luta”, declarou.

Membro do Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas, a médica Irineide Antunes, falou sobre a importância do apoio do deputado no combate à doença. “Como membro do Comitê e na luta contra a tuberculose há mais de 40 anos, eu quero agradecer à Frente Parlamentar, na pessoa do deputado Péricles, porque ele sempre teve um olhar diferente para tuberculose, sempre nos ajudando no enfrentamento desta doença. Obrigada”, declarou.

Caminhada

A equipe do deputado acompanhou o evento que finalizou com um grande abraço em volta do Teatro Amazonas. A assistente social Altina Silva, que integra a equipe do parlamentar e o representou na caminhada, destacou os trabalhos desempenhados pelo parlamentar no combate à tuberculose.

“Hoje participamos da caminhada de encerramento das atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, onde representei o deputado Delegado Péricles, que hoje está como vice-presidente da FRENDHAT. É importante destacar que o deputado, desde seu primeiro mandato, vem trabalhando em conjunto com as entidades que abraçam essa causa, dando sua contribuição como parlamentar para que o índice de tuberculose diminua no Amazonas”, disse a assistente social.

Dados

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e está em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. No Amazonas, em 2022, foram registrados 3.826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 08 em março, de acordo com o sistema de Informação da FVS-RCP.

Participação

Fizeram parte da ação desta sexta-feira (31), servidores do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) e Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrantes da FVS-RCP; Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas, Policlínica Cardoso Fontes, Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria Municipal de Educação (Semed); Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), e Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (FRENDHAT) da Aleam.

Fotos: Sandro Pereira