Novos conselheiros do CAS fazem primeira visita ao Polo Industrial de Manaus

Em cumprimento a uma agenda de atividades que começou pela manhã, na Suframa, os novos conselheiros que integram o Conselho Administrativo da Suframa (CAS) fizeram a primeira visita de trabalho ao Polo Industrial de Manaus (PIM), na tarde desta quinta-feira (23). Além de percorrer as instalações e conhecer um pouco do processo produtivo da Samsung Eletrônica da Amazônia (Seda), eles foram recebidos no Instituto Sidia, uma das referências do trabalho em PI&D no Brasil.

A visita foi organizada pela Suframa e capitaneada pelo superintendente interino da Autarquia, Marcelo Pereira. Nomes conhecidos do público como o governador do Amapá, Clécio Luis, e os ex-deputados Eron Bezerra (AM) e Perpétua Almeida (AC), que hoje atua na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também fizeram parte da comitiva.
Na Samsung, que emprega mais 4 mil funcionários e chega a produzir 1 milhão de celulares por mês, o grupo foi recepcionado pelo próprio presidente da empresa, Cheolhyeong Cho. Durante o almoço oferecido aos visitantes, ele agradeceu a presença dos conselheiros e desejou sucesso a todos, à frente dos novos desafios, que tem como pano de fundo a manutenção e o fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus.
Marcelo Pereira e Clécio Vieira também se pronunciaram. O superintendente ressaltou a importância da Samsung  e destacou que a empresa é motivo de orgulho para a região. “Se eu tivesse que fazer um pedido, solicitaria que fizessem projeto em cada um dos Estados da Amazônia Ocidental. Isso causaria uma realização inimaginável na Amazônia”, sugeriu o superintendente.
Clécio Luis  frisou que, todo investimento em ciência e tecnologia é elogiável, principalmente, quando prioriza o social.
“Meio ambiente, ciência, tecologia e seres humanos. Isso combina com o tipo de desenvolvimento que cabe a nós fomentar. E é o que o mundo inteiro espera”, salientou o governador.
No Instituto Sidia, os conselheiros receberam informações sobre investimentos em Rede 5G, inteligência artificial com fomento na Indústria 4.0, desenvolvimento em experiências com realidade virtual e aumentada, além do trabalho que tem como uma das prioridades para este ano, a inovação de projetos que envolvem TI e saúde. Este último aspecto é centrado em  entender os exercícios para o desenvolvimento de softwares específicos relacionados ao assunto.

Movimentos

Um desses desenvolvedores de softwares é o Sistema de Captura Tridimensional de Movimentos, que trabalha desde a postura dos movimentos e chegou a ser testado por Marcelo Pereira e Clécio Luis, durante um exercício em que o beisebol é a modalidade de referência.
Por meio da velocidade da tacada, é  possível verificar o movimento correto do corpo pelo sistema. A de Marcelo, por exemplo, chegou a 64,7 quilômetros por hora, considerada boa para iniciantes, segundo os técnicos do Sidia.