O Boi-Bumbá Garantido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) realiza projetos que visam a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. A colaboração mostra o compromisso da Associação para com a sociedade, de forma que suas políticas corporativas desejam almejar o bem-estar da sociedade parintinense e recuperar a saúde do meio ambiente.
Para o presidente, Antônio Andrade, a iniciativa do projeto de reciclagem é uma forma de lutar pelas causas ambientais. “O projeto nos ajuda como agremiação ter a consciência sobre o trabalho de reciclagem. O ‘Recicla, Galera’ é um exemplo claro disso. Como presidente do Boi meu papel é dar atenção pelas causas ambientais em firmar nosso compromisso de preservar o meio ambiente, em especial o município de Parintins”, disse o presidente.
O Secretário do Meio Ambiente, Azenilson Aquino, fala que esses projetos vieram sendo apresentados pelo Boi Garantido ao longo dos anos, se tornando o mais conhecido dos projetos o “Recicla, Galera”, que ganhou força após parceria com o Governo do Estado do Amazonas , Coca-Cola e durante o Festival Folclórico, motivando a galera a fazer o descarte correto de seus resíduos.
“Temos um trabalho tanto ambiental, como social e econômico, porque todo esse trabalho que é feito com os bumbás tem uma destinação para a associação dos catadores, o que acaba gerando renda para esses trabalhadores. É um processo muito interessante, já que temos uma facilidade muito grande no boi Garantido para trabalhar com essa temática pelo fato das pessoas estarem receptivas”, ressaltou o secretário.
Aquino explica que além do “Recicla, Galera”, no ano de 2022 obtiveram uma parceria com a empresa Santa Luzia, de Santa Catarina (SC), onde coletam o isopor para reciclagem e para o aproveitamento na construção civil.
São tecnologias que estão em alta e tem ganhado cada vez mais espaço nos canteiros de obras, assim reduzindo o impacto deste setor sobre o meio ambiente. “Hoje o Garantido continua com o processo de recolhimento dos isopor, já estamos com mais de 200 big bags de isopor, que estão sendo recolhidos para serem reciclados no ano de 2023”, explicou o secretário.
O Boi Garantido em seus projetos de arena sempre emana sustentabilidade, preservação da biodiversidade e, principalmente, a consciência ecológica. Nas noites do festival, o boi busca retratar de forma mais real que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana.
Fotos: Imprensa Boi Garantido