Exposição fotográfica “Un!versa” marca o início das comemorações do Mês da Mulher na Assembleia Legislativa do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) inaugura, nesta quinta-feira (2), a exposição fotográfica “Un!versa”. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), a Mostra chega ao Parlamento estadual, por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e da Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa, ação articulada pela 2ª vice-presidente da Casa, deputada  Alessandra Campêlo (PSC) e pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

A exposição localizada no hall Homero de Miranda Leão tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até o dia 15 de março.

A exposição conta com o trabalho de dez profissionais da fotografia: Adriana de Lima, Chris Gouvea, Claudia Higuchi, Kamila Venuz, Lizete Viana, Mariana Rebouças, Paula Moraes, Ruth Jucá, Sara Rangel e Selma Maia.

A curadoria da exposição é de Cleia Viana, que destaca que a atividade apresenta imagens de mulheres, entre 70 e 80 anos, como protagonistas, com o intuito de evidenciar a força e a plenitude dessas mulheres, que têm a marca da terra e enfrentam desafios e diversidades de viver na Amazônia.

“A Mostra é uma forma de reconhecer a luta desarmada e o silêncio dessas mulheres, dando voz e visibilidade à sua sabedoria e sua história de vida, que certamente irão inspirar muitos visitantes”, enfatiza a profissional com ampla experiência em curadorias.

“A Casa Legislativa mais uma vez abre espaço ao protagonismo das mulheres. Essa exposição é particularmente especial, pois traz mulheres idosas em momentos únicos captados por profissionais da fotografia também mulheres. Então, com certeza, o expectador verá muita sensibilidade e força nos registros. Esta atividade  será o começo das ações de celebração do mês das mulheres na  Aleam”, destacou o chefe do Poder Legislativo.

A deputada Alessandra Campêlo enfatizou que a exposição valoriza tanto as dez profissionais da fotografia quanto as mulheres retratadas na Mostra.

“No Mês da Mulher é importante dar protagonismo às mulheres em todas as áreas e a Assembleia Legislativa na condição de Poder que trabalha pela garantia dos direitos das mulheres faz parte desse grande movimento. Esse é um segmento no qual nós mulheres, que somos maioria da população, estamos inseridas e desenvolvemos trabalhos de excelência”, disse.

Visibilidade de mulheres anônimas

A curadora afirma ainda que a intenção da exposição “Un!versa” foi para dar visibilidade a essas mulheres anônimas, para que a população se sentisse representada. “Elas mulheres normalmente são invisíveis e assim poderiam contar suas lindas histórias e se sentirem vivas, importantes. A construção da exposição se dá pela coletividade de artistas, que transforma o tempo de efêmeras imagens a se revelar ao mundo realidades evidentes em cada sulco formado no rosto anônimo dessas mulheres”, avaliou.

Foto: Divulgação