Felipe Souza apresenta Projeto de Lei que visa estimular Bibliotecas Verdes no AM

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) 60/2019, de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), que dispõe sobre a política de estímulo de “Bibliotecas Verdes” em todo o Estado do Amazonas. Se o PL for aprovado, o Poder Executivo terá que destinar, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), locais apropriados, equipamentos e instalações para a implantação de bibliotecas em regiões não assistidas por bibliotecas públicas.

Segundo Felipe Souza, poderão ser firmadas parcerias com entidades do terceiro setor e empresas privadas para a implementação e implantação e o Poder Executivo promoverá campanhas educativas pelos meios de comunicação, divulgando as bibliotecas comunitárias e/ou bibliotecas verdes, visando à doação de livros e ao hábito da leitura. As bibliotecas deverão ter uma seção destinada a assuntos sobre sustentabilidade ambiental e ecologia e incentivar a redução da utilização de papel nos processos administrativos, a utilização de papel reciclado (nos casos em que o papel ainda for indispensável), a utilização de formulários informáticos nos computadores da Biblioteca em substituição de alguns processos administrativos, a criação de uma Biblioteca digital on-line, a promoção de atividades sustentáveis (como reciclagem de material de desperdício), a utilização de lâmpadas de baixo consumo energético e a limpeza das bibliotecas com produtos ecológicos.

O Estado do Amazonas, especialmente os municípios do interior, carece de espaços públicos de leitura e discussão sobre práticas ambientais sustentáveis. “Detentor da maior parte da floresta amazônica, o Estado deve ter o compromisso de liderar políticas ambientais de preservação ambiental”, concluiu o deputado.