A Prefeitura de Manaus, por meio de um alinhamento entre a Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), deu início, nesta quinta-feira, 2/2, a um curso de capacitação sobre o Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), ferramenta on-line oferecida pelo município para tornar mais simples e eficientes os processos de licenciamento de atividades econômicas.
O curso é voltado aos servidores da Visa Manaus, e acontece no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul.
A programação no sistema Slim está dividida em três turmas: uma nesta quinta, outra na sexta, 3/2, e mais uma na próxima segunda-feira, 6. A capacitação foi organizada pelo Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), a partir de um levantamento realizado junto aos servidores sobre quais seriam as suas principais necessidades de qualificação.
“A iniciativa do Nuevisa cumpre uma função muito importante, que é garantir a formação permanente da nossa equipe, aprimorando o serviço oferecido à população. Tanto os fiscais sanitários quanto os servidores administrativos fazem uso constante do Slim, que é o canal por meio do qual cidadãos e empresas entram com os pedidos de licenciamento. Ao conhecer as funcionalidades do sistema, nossa equipe vai contribuir para um atendimento mais rápido e eficaz das demandas”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
A solenidade de abertura do curso teve a presença do superintendente do CCC, Sandro Diz, do subsecretário de Gestão da Semef, Alain Costa, e do diretor do Departamento de Desburocratização da Semef, Orleilson Amazonas, que ministrou a capacitação.
O superintendente Sandro Diz explicou que o curso reafirma o propósito do CCC que é o de contribuir para o aprimoramento da gestão municipal. “Como o próprio nome da nossa instituição diz, trata-se de um centro de cooperação entre os entes públicos municipais, e ficamos mais do que satisfeitos em oferecer o nosso laboratório de informática para possibilitar o aprendizado dos servidores”, disse.
O subsecretário Alain destacou que o curso é uma oportunidade de ganhos em tempo e eficiência para o trabalho da Vigilância municipal.
“É uma colaboração entre instituições que possibilita um incremento do ambiente de negócios na capital amazonense, com a otimização dos processos de licenciamento e de soluções de pendências relativas a questões sanitárias”, afirmou.
Já o diretor do Departamento de Desburocratização da Semef, Orleilson Amazonas, que foi servidor da Visa Manaus antes de ocupar o cargo atual, destacou o quanto os esforços de qualificação da Vigilância municipal nos últimos anos, que incluem as ações com o apoio da Semef, vêm possibilitando grandes avanços nesse segmento da saúde.
“Pude acompanhar de perto o crescimento da estrutura e da qualidade do trabalho desenvolvido pela Visa Manaus a partir do enfoque dado à educação, tanto dos servidores quanto da população. Essa preocupação vai se traduzir num serviço cada vez mais ágil, resolutivo e atento às necessidades do público, por parte da Vigilância, e numa população muito mais informada sobre os processos de licenciamento e das boas práticas sanitárias. Nos colocamos à disposição para colaborar nessa jornada”, afirmou.
Fonte: Semsa
Foto: Divulgação / Semsa