Prefeitura de Manaus segue cronograma com obras noturnas e avança em trecho da avenida Rodrigo Otávio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, na noite desta quarta-feira, 1º/2, os trabalhos emergenciais de recuperação de drenagem profunda na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul da capital.

Conforme o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, a obra segue à risca o cronograma determinado pelo prefeito David Almeida e pelo secretário de Obras Renato Junior.

“O prazo de execução em 8 dias está sendo cumprido, até agora. A chuva deu uma trégua. O dia ensolarado hoje foi propício para a execução desse serviço, então as equipes seguem bem adiantadas no que tange à recuperação dessa galeria”, complementou Efrain.

A obra requer execução cautelosa, segundo o subsecretário, por se tratar de uma via de fluxo intenso de veículos pesados e pelo trecho rente ao muro de um estabelecimento comercial. “Estamos trabalhando muito preocupados, porque arriou uma parte do calçamento e agora a cratera chega mais próxima ao muro do shopping. Então, resolvemos trabalhar aos poucos, de forma cautelosa”, explicou.

Efrain destaca que as equipes fazem o assentamento dos tubos para substituir a antiga galeria. Ao mesmo tempo, empregam aterro e “escoram” o material para evitar o desabamento do muro e do poste.

“É um poste de entrada de energia do próprio shopping, não tem relação alguma com a concessionária de energia, vale ressaltar. No entanto, queremos garantir a integridade de tudo ao redor”, salienta o subsecretário.

A obra iniciou na noite da última segunda-feira, 30/1. Nesses dois primeiros dias de trabalho, a Seminf fez toda a limpeza interna e externa dos tubos e escavou do ponto que quebrou até o ponto da caixa coletora.

“Vamos trocar a antiga galeria por tubos de concreto armado e refazer todo esse trecho de 25 metros para dar mais segurança e sustentação à via”, afirma Efrain.

Até a manhã desta quinta-feira, 2/2, as equipes devem chegar à outra caixa e vedar a tubulação. Depois, seguem para a etapa do aterro e finalizam com a recomposição da base e o asfaltamento.

Fonte: Seminf

Fotos: Márcio Melo / Seminf