Em dois anos, a Prefeitura de Manaus retirou mais de 25 mil toneladas de lixo de igarapés, córregos e da orla da cidade. Apenas neste mês de janeiro foram mais 500 toneladas. Esse trabalho, associado a outros como a recuperação e construção de redes de drenagem de água pluviais, desobstrução de milhares bueiros e a manutenção das vias limpas contribuem para reduzir os casos de alagamento durante as chuvas mais fortes, nesse período de inverno amazônico.
Além disso, outro trabalho importante realizado pela atual gestão é o de contenção de erosões, muitas delas afetadas, e agravadas, pelas fortes chuvas, mais frequentes nesse período do ano. Pelo menos seis grandes casos, caracterizados por imensas crateras, foram resolvidos. Mauazinho, São Raimundo, Nova Cidade foram alguns dos bairros atendidos.
Nesse início de chuvas mais fortes na cidade, técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão indo aos locais de ocorrência, como alagação de vias e em áreas de risco, para dar a devida assistência às famílias afetadas.
Em 2021, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) retirou 12.610 toneladas de lixo dos igarapés. No ano passado, esse número foi ainda maior: 12.876 toneladas. E neste mês de janeiro, foram mais 500 toneladas recolhidas dos mananciais. Além disso, a Prefeitura também tem desassoreado diversos igarapés, evitando o transbordamento dos mesmos.
Nas vias públicas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) construiu, apenas em 2022, 9.138 metros de novas redes de drenagens pluviais, nas zonas urbana e rural. O serviço ajuda a escoar com maior facilidade e rapidez a água das chuvas, o que evita o alagamento de ruas e avenidas. E em paralelo a esse trabalho, a prefeitura realiza a desobstrução de bueiros: 19.766 desobstruções de 2021 a 2022.
Fonte: Semcom
Fotos: João Viana / Semcom , Rayner Souza e Divulgação / Seminf