A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou nesta quinta-feira, 19/1, a obra emergencial de recuperação da rede de drenagem profunda, da rua Espírito Santo, bairro Lírio do Vale 1, zona Centro-Oeste.
A área apresenta problemas de erosão no entorno da drenagem profunda e uma parte que atinge o interior do terreno de uma residência. Uma equipe com 12 servidores da Seminf atua no local de maneira manual para não comprometer a estrutura da residência.
De acordo com a engenheira responsável pela obra, Socorro Diniz, o serviço é delicado e minucioso para não causar nenhum dano à residência atingida pela erosão. “A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Júnior é que a resposta da prefeitura para estas situações seja sempre rápida e eficiente. Não podemos deixar que problemas como este afetem a segurança das pessoas”, garantiu a engenheira.
Segundo ela, a drenagem foi prejudicada por construções irregulares, o que põe em risco tanto a rede de drenagem quanto as moradias.
As peças danificadas estão sendo substituídas por tubos novos, que darão a vazão necessária às águas pluviais. Ao final da obra de recuperação da rede de drenagem, o trecho atingido receberá o serviço de aterro, recuperação asfáltica e de drenagem superficial, com meio-fio e sarjeta.
As obras emergenciais e de manutenção têm sido prioridade determinadas pelo prefeito David Almeida e pelo secretário de Obras, Renato Júnior. As equipes da Seminf estão atuando de imediato em rompimentos de drenagens na cidade, implantando tecnologias mais modernas, para solucionar em definitivo o problema das inundações.
Fonte: Seminf