Data de desfiles cria polêmica entre entidades que reúnem escolas de samba

Uma polêmica está em curso entre as escolas de samba do Grupo Especial e as escolas de samba dos Grupos de Acesso em Manaus. Tudo porque as escolas de samba do Grupo Especial, representadas pela Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma), decidiram realizar o desfile uma semana antes do Carnaval, no Sábado Magro, dia 11 de fevereiro. A União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), que representa as escolas do Grupo de Acesso, não concorda com a antecipação, que chama de decisão de arbitrária.

NA SEMANA DO CARNAVAL

Para a Uesam, o desfile oficial das escolas de samba do Grupo de Acesso A e Acesso B devem ser realizados nos dias 16 e 17 de fevereiro, na quinta e sexta-feira da semana do Carnaval, como ocorre todos os anos e “conforme plano de trabalho apresentado aos órgãos competentes”. Está, portanto, instalado o impasse. Caso não resolvido, seriam duas semanas seguidas em que o Sambódromo abrigaria desfiles das escolas de samba.

REUNIÃO COM A SEC

Espera-se que o impasse seja resolvido em reunião marcada para a próxima segunda-feira (16) com representantes das escolas e das entidades que as representam e com representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), responsável pela organização dos desfiles das escolas de samba em Manaus.

ARRUMANDO A CASA

Pouco mais de uma semana após assumir a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (PSC) está “arrumando a casa” para que tudo se afine com sua gestão. Trocando comandos de setores estratégicos, já nomeou mais de 30 profissionais pata integrar a nova administração. Da mesma forma, realizou reunião de alinhamento com integrantes de seu gabinete presidencial.

LULA ESCOLHE BELÉM

Em vídeo gravado junto ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (11), que a cidade de Belém foi a escolhida para concorrer como cidade-sede da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-30), em 2025. Lula tem defendido a realização da Conferência do Clima em uma cidade da Amazônia desde o ano passado. À época, afirmou que Manaus e Belém teriam condições de sediar o evento.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

No vídeo divulgado nesta quarta-feira (11), o presidente afirmou que a decisão já foi formalizada pelo Ministério das Relações Exteriores. “O Itamaraty formalizou a cidade de Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP-30”, disse. Lula aproveitou para parabenizar Belém pelos 407 anos que completa nesta quinta-feira (12). Pedido foi oficializado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, na terça-feira à ONU.

ALERTA MÁXIMO

A Prefeitura de Manaus colocou todo o efetivo da Guarda Municipal em alerta máximo para garantir o direito de ir e vir da população, e resguardar os bens públicos. A determinação considera os ataques ocorridos no último domingo (8), em Brasília (DF), e tem o objetivo de prevenir ocorrências locais na capital amazonense, por conta da recente retirada dos manifestantes que estavam acampados em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na zona Oeste.