Os senadores pelo Amazonas Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) mostraram protagonismo na votação simbólica do Senado que aprovou o decreto de intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (10). Tanto assim que suas atitudes foram citadas em reportagem da jornalista Gioconda Brasil, veiculada pelo “Jornal Hoje”, da Rede Globo de Televisão, no início da tarde desta terça-feira (10). Omar e Braga ganharam destaque no relato sobre a sessão.
COMISSÃO EXTERNA E VOTAÇÃO
A repórter destacou o fato de que, na abertura da sessão, o senador Omar Aziz (PSD) sugeriu a criação de uma comissão externa do Senado para acompanhar a investigação dos atos antidemocráticos. Já o senador Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, mostrou protagonismo ao sugerir, quando os senadores começaram a debater a medida, que os parlamentares fizessem logo a votação simbólica do decreto e só depois os debates continuassem. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), acatou a sugestão e o decreto foi aprovado.
AUTORIZAÇÃO FORMAL
A intervenção na Segurança Pública do Distrito Federal já estava em pleno vigor, mas com a aprovação no Senado, a medida passou a ser autorizada formalmente pelo Congresso Nacional, que estava de recesso e foi convocado extraordinariamente para realizar a votação do decreto.
PLÍNIO SE UNE A FLÁVIO BOLSONARO
O senador Plínio Valério (PSDB), cada vez mais próximo às hostes mais radicais do bolsonarismo, foi o único representante do Amazonas que votou contra a intervenção federal. O senador se uniu a um grupo de oito conhecidos senadores bolsonaristas, entre eles o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL), que foram contra a aprovação da medida. Dos oito, quatro são do partido do presidente. Plínio alega que considera a intervenção inconstitucional.
FOCO NA PREVENÇÃO
O govenador Wilson Lima (UB) se reuniu na manhã desta terça-feira (10) com as forças de segurança do Estado para se informar sobre o panorama das manifestações no Amazonas. A ideia é estar preparado para não ser pego de surpresa diante de qualquer ameaça. “Nossas esquipes estão em campo e nós estamos acompanhando de perto a situação para evitar qualquer transtorno à ordem pública”, postou o governador em uma rede social.
MARCELO COMEMORA
O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) recorreu a uma rede social para comemorar o anúncio, feito nesta terça-feira (10), de que seu irmão, o delegado da Polícia Federal (PF) Umberto Ramos, será o novo superintendente da PF no Amazonas. “Muito orgulho do meu irmão, Umberto Ramos. Delegado Federal exemplar, com uma carreira irretocável. Foi superintendente da PF em Goiás, Diretor Nacional de Inteligência e Diretor da Academia da PF. Agora será o novo superintendente da PF no Amazonas”, postou.
CADASTRO CULTURAL
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está recebendo cadastro de artistas, produtores, técnicos e demais trabalhadores do setor artístico-cultural. A ideia é que o cadastro auxilie a administração municipal na escolha de trabalhadores da cultura para participação em ações e eventos promovidos em 2023. O link de inscrição é o https://bit.ly/CadastroCulturaManaus. O cadastro é gratuito e poderá ser realizado integralmente em ambiente e formato virtual, até o dia 15 de junho de 2023
ESQUENTA PARA O ANIVERSÁRIO
Já em clima de pré-aquecimento para a comemoração do aniversário da Praça 14 de Janeiro, a bateria da Escola de Samba Vitória Régia realiza, nesta quarta-feira (10), às 20h, um ensaio de bateria com a participação de todos os segmentos da agremiação carnavalesca. Já a programação oficial de aniversário do bairro, que comemora 139 anos no próximo dia 14, vai durar três dias: 13, 14 e 15, com festa nas áreas interna e externa da quadra da Vitória Régia.
VENDA DE FANTASIAS
Falando em Carnaval, as agremiações já estão de vento em popa com as vendas de fantasias. A maioria já está abrindo as quadras diariamente desde o final da tarde até as 22h para que os brincantes confiram os protótipos das fantasias de cada ala, escolham a preferida e façam a compra para desfilar no Sambódromo.