Aumento do IPVA é fenômeno nacional, mas Braga acusa governo do AM

Os proprietários de veículos estão tendo uma desagradável surpresa ao conferir o valor que terão de pagar de Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2023. Mesmo com os veículos tendo ficado um ano mais velhos, o valor é maior do que o pago no ano passado. O fenômeno, contudo, não é local. É nacional. Mesmo assim, o senador Eduardo Braga (MDB), que se recusa a dar as eleições de 2022 por encerradas, foi às redes sociais culpar o governo Wilson Lima (UB) pelo aumento.

DAQUI PRA MELHOR

Braga fez críticas ao Governo do Estado por um aumento que não depende da administração estadual. “Tenho recebido denúncias de aumentos absurdos no IPVA no Amazonas. Uma covardia contra o nosso povo em meio a recordes na arrecadação estadual. Acorda Amazonas!”, postou. Na imagem que acompanha a postagem está a frase “É daqui pra melhor. Pra quem?”, em alusão a um slogan utilizado pela atual administração estadual.

VALORIZAÇÃO DOS USADOS

Acontece que o aumento do IPVA, em todo o território nacional, se dá pela valorização dos veículos usados, que ainda é reflexo da pandemia da Covid que paralisou fábricas, afetando a produção de semicondutores usados nos veículos zero quilômetro, segundo afirmou o presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores ao “Jornal Nacional”, da Rede Globo. Os veículos usados ficaram mais caros e isso reflete no cálculo do IPVA.

PRECO AVALIADO PELA FIPE

A reportagem veiculada pelo “Jornal Nacional” esclareceu ainda que, para calcular o valor do IPVA, os governos estaduais pegam o preço do carro, avaliado pela Tabela Fipe. O levantamento é baseado nos valores de mercado apurados em setembro e outubro de 2022. Em cima desse valor de venda de novos e usados, os estados aplicam uma alíquota, de acordo com a categoria do veículo. Ou seja, resta pouco a fazer pelos governos estaduais, a não ser facilitar formas de parcelamento e dar descontos a quem não possui multas ou quiser pagar à vista, o que já é praticado no Amazonas.

WILSON AGRADECE DINO

Cada vez mais empenhado em melhorar a relação do Amazonas com o governo Lula, o governador Wilson Lima (UB) agradeceu, em suas redes sociais, a autorização do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para que a Força Nacional continue atuando no Estado. “Agradeço ao ministro da Justiça e Segurança Pública, @FlavioDino, pela manutenção da Força Nacional na Base Arpão. A tropa auxilia nossas forças de segurança no combate ao narcotráfico e crimes ambientais na região do rio Solimões”, postou o governador.

DE MANAUS A BRASÍLIA

A ex-secretária municipal de Educação de Manaus, na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (sem partido), Katia Shweickardt foi indicada para comandar a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A escolha foi anunciada nesta sexta-feira (6), pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Katia Shweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora associada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

SERAFIM LAMENTA ABANDONO

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) recorreu às suas redes sociais nesta sexta-feira (6) para lamentar o estado do Parque Ponte dos Bilhares, classificado por ele como um óasis no meio de uma seva de pedra. O parque é obra da gestão de Serafim frente à Prefeitura de Manaus e se estende da avenida Djalma Batista, passando pela avendida Constatino Nery e Chegando até a fronteira com o bairro São Jorge. “Lamento que tenha sido abandonado quando vivemos numa cidade sem espaços públicos para a convivência das pessoas. Espero que esteja nos planos da prefeitura revitalizá-lo”, postou Serafim.

ANO LETIVO RIBEIRINHO

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira (6), às 9h, a abertura do ano letivo 2023 das escolas ribeirinhas do rio Negro. O evento ocorreu durante a reinauguração da Escola Municipal São Sebastião II, na comunidade São Sebastião, na região do Tarumãzinho. O ano letivo das escolas do rio Negro inicia no mês de janeiro, devido à cheia e a vazante dos rios, além das especificidades climáticas da região amazônica. O tema da abertura do ano letivo é “Educação: Compromisso de todos potencializando a formação integral do ser humano”.

ENERGIA NOS GALPÕES

Com a proximidade do Carnaval, e levando em conta que o desfile das escolas de samba de Manaus está programado para a semana anterior à folia, no Sábado Magro (11), a Amazonas Energia realizou na quinta-feira (05), as ligações elétricas dos galpões das escolas de samba do grupo especial de Manaus, localizadas na Avenida do Samba no bairro Dom Pedro I. Equipamentos foram instalados para evitar ligações clandestinas, curtos-circuitos e irregularidades de desvio de energia.

TEMPORADA ABERTA

Falando em Carnaval, este sábado (7), marca abertura oficial do Carnaval de Manaus, com a Chegada da Kamélia, às 20h, no aeroporto Eduardo Gomes, e o Baile da Chegada da Kamélia, às 21h, no Olímpico Clube. A chegada da tradicional boneca gigante abre oficialmente o Carnaval da capital, por meio de Lei Municipal, desde 2013. No primeiro dia oficial de folia acontecem ainda a Escolha da Corte do Carnaval 2023, na quadra da Vitória Régia, e a Banda do Dj Evandro Jr., na Arena da Amazônia.