Prefeitura de Manaus divulga balanço de atendimento do Disque Trânsito

A principal central de atendimento da Prefeitura de Manaus voltada para o trânsito e transporte da cidade é o Disque Trânsito, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que atende pelo número 0800 092 1188.  No período de janeiro a novembro de 2022, cerca de 23.571 solicitações foram realizadas por meio deste canal de comunicação disponível para a população registrar denúncias, sugestões e informar a situação atual do trânsito.

A central de atendimento do IMMU está localizada no Centro de Controle da Cidade (CCC), na avenida Efigênio Salles, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. A diretoria de operações de trânsito coordena o Call Center que tem a finalidade de gerenciar, planejar e controlar dados das fiscalizações, operações diversas e ordens diárias de serviços.

No total, são cerca de 40 agentes e fiscais de transportes, divididos 24 horas por dia, para atender as demandas de trânsito em todas as zonas da cidade.

“Nossa central de monitoramento atende diversas demandas de trânsito e transportes, além de possibilitar a redução do tempo de resposta nos atendimentos referentes a ocorrências de trânsito e ainda temos que responder aos munícipes e direcionar as medidas administrativas decorrentes das fiscalizações. É por meio desse atendimento que mais da metade de nossas ações são recebidas e repassadas aos agentes para tomar providências nas vias”, informou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Somente em 2022, o IMMU foi acionado para atender cerca de 1.821 acidentes de veículos com danos materiais, 1.218 atendimentos com vítimas lesionadas e 49 acidentes com vítimas fatais, totalizando 3.088 ocorrências envolvendo sinistros nas vias da cidade.

A demanda de estacionamento irregular, além de ser infração de trânsito, prejudica bastante o fluxo de trânsito na cidade. Este ano, 1.183 motoristas foram autuados por cometer essa infração. Os agentes combatem o estacionamento em local proibido, fila dupla, estacionamento a menos de 5 metros da calçada e a utilização da vaga irregular de idosos e pessoas com necessidades especiais.

Dentro da estrutura que atende o call center, os agentes de trânsito também realizam postagens no aplicativo Twitter, que este ano já soma aproximadamente 165 mil seguidores e com publicações diárias sobre trânsito e transporte, situações das vias e presença dos agentes.

A zona da cidade que mais recebeu as demandas do call center foi a zona Centro-Sul, cerca de 6.033 ocorrências de trânsito e transporte. A área agrega os principais corredores viários da cidade e importantes polos geradores de tráfegos, respondendo pelo maior número de veículos acessados, além de coletar os carros e distribuir para as demais vias.

Fonte: IMMU