Palestra sobre doação de sangue busca multiplicar doadores

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, realizou, na manhã desta sexta-feira (10), o curso Multiplicador de Doação de Sangue, com o objetivo de informar e conscientizar os servidores sobre a importância deste ato, que salva muitas vidas. O encontro reuniu 30 servidores, entre comissionados e efetivos, de vários departamentos da Casa e foi realizado em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A palestrante Eleonora de Alencar, subgerente de Coleta Externa do Hemoam, disse que a palestra é oportuna para tirar as dúvidas dos possíveis doadores, pois é explicado todo o processo de seleção e coleta, e que doar sangue não prejudica a saúde. Segundo Alencar, o objetivo é formar multiplicadores para atuar dentro da instituição, ou com familiares, para incentivar esse ato de solidariedade.

“A medicina e a ciência avançaram muito, mas ainda não foi encontrado substituto para o sangue humano”, destacou, afirmando ainda que uma pessoa, quando precisa de transfusão de sangue, só pode contar com a solidariedade de quem doa. “Nós queremos promover e estimular esse ato de compaixão, que salva vidas”, destacou a palestrante.

O encontro serviu também como uma preparação para a coleta de sangue que será realizada no próximo dia 21, no Centro Médico Carlos Avelino, no horário de 8h ás 12h. Poderão doar sangue os servidores, dependentes e do público externo interessado em participar da doação.

A coleta será feita pelos técnicos do Hemoam e dura cerca de 15 minutos. O doador precisa estar alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas e medicações nas últimas 24 horas; ter entre 17 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter histórico de doenças.

Socorro Oliveira, assistente social da Aleam, explicou que a Casa possui há três anos o Programa Doador Legal, que possui cerca de 100 servidores cadastrados como doadores e sempre que solicitados, participam das campanhas em parceria com o Hemoam. “Nós já possuímos esse cadastro, mas a intenção é sempre promover um aumento desse número, já que estamos em uma nova Legislatura, com novos servidores”, disse.