Representantes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participaram, nesta quarta-feira, 14/12, de uma reunião com o diretor da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Júnior Nunes, para discutir o apoio a projetos educacionais na área de vigilância sanitária. O encontro aconteceu na sede da escola, no bairro Compensa, zona Oeste.
Participaram do evento o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, e a gestora do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), Ana Felisa Hurtado, o diretor da Espi, Júnior Nunes, e a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap) da Espi, Jeânia Bezerra.
A Visa Manaus, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresentou à Espi projetos educativos na área de vigilância sanitária, buscando o apoio e a expertise da escola para a sua viabilização.
O primeiro é o projeto Educanvisa Manaus, que pretende levar uma apresentação didática do trabalho da Visa Manaus a escolas da rede pública municipal, para disseminar a importância das boas práticas sanitárias junto aos alunos e suas famílias.
Ewerton Wanderley e Ana Felisa também apresentaram um levantamento das necessidades de capacitação dos servidores da Visa Manaus em diversas áreas, para viabilizar a oferta de cursos por meio das parcerias que a escola mantém com universidades e instituições de formação técnica.
A pauta da reunião incluiu, ainda, a proposta da criação de um curso básico de capacitação em Vigilância Sanitária para os novos servidores da Semsa, a fim de reforçar o conhecimento sobre esse segmento da saúde entre os profissionais.
O diretor da Visa agradeceu a disponibilidade da Espi em colaborar com os projetos educacionais na área da vigilância sanitária. “Na gestão do prefeito David Almeida, a Visa Manaus caminha cada vez mais na direção da prevenção de riscos, prevenção esta que só é possível por meio de conhecimento e informação. Para tanto, temos empreendido diversas ações de educação e conscientização sobre as boas práticas sanitárias, de modo a criar uma nova cultura de prevenção de riscos”, explica.
O diretor da Espi, Júnior Nunes, disse que o órgão está à disposição da Visa Manaus. “Estamos aqui para ajudar a concretizar esses projetos, que ajudam a difundir o conhecimento sobre a prevenção e o cuidado com os riscos sanitários, com conhecimentos de utilidade realmente fundamentais para toda a sociedade, uma vez que influem sobre o nosso bem-estar e qualidade de vida”.
Uma nova reunião entre a Visa Manaus e a Espi está prevista ainda para este mês de dezembro.
Fonte: Semsa