Suspensão das passagens do TFD, taxas e diplomação foram os temas da Sessão Plenária, desta terça-feira, 13

A Sessão Plenária, desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve como destaques nas discussões: a suspensão de passagens de pacientes em Tratamento Fora do Domicílio (TFD); aumento de taxas e diplomação de eleitos.

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) usou a tribuna para criticar a suspensão da emissão de passagens para pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) pelo Governo do Estado.

“São pessoas que estão em tratamento com cirurgias agendadas e não tem como voltar para casa. Quem está no TFD não tem condições de comprar sua passagem, de se manter em outros estados e não acredito que o secretário de Saúde não esteja sabendo disso, nem o governador. Deixar à própria sorte as pessoas, no momento que mais precisam de amparo para cuidar da saúde é desumano”, lamentou.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (União Brasil), parabenizou os candidatos diplomados na última segunda-feira (12), como o senador Omar Aziz, governador Wilson Lima, os deputados federais e deputados estaduais eleitos. “Agradeço à população por mais uma oportunidade de trabalhar pelo povo do Amazonas. Estou muito feliz e honrado em exercer um segundo mandato na Assembleia, com responsabilidade, ainda mais preparado e não poderia deixar de agradecer pelos mais de 105 mil votos que recebi”, declarou.

Atos antidemocráticos

Os atos antidemocráticos que tomaram conta de Brasília, na noite de segunda-feira, após a diplomação do presidente Luís Inácio Lula da Silva  e o vice-presidente Geraldo Alckmin, foi criticada pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), em seu pronunciamento.

“Ontem, logo após a diplomação em Brasília, a cidade viveu momentos de terror, com tentativa de invasão à Polícia Federal e queima de veículos. O nome dessa incitação é terrorismo. O Governo Federal faz cara de paisagem, assim como faz cara de paisagem à ocupação em frente aos quartéis. O Brasil, uma nação do nosso tamanho não pode tolerar que uma minoria inconformada com o resultado das urnas faça de Brasília uma praça de guerra”, analisou.

Taxas

Em Comunicado de Liderança, o deputado Wilker Barreto chamou a atenção para o teor da Mensagem Governamental nº 77, referente às taxas praticadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Quero alertar esta casa, que temos de ter cuidado ao apreciar esta matéria porque na proposta enviada é sugerida a extinção de 41 taxas que somadas dão o valor de R$ 2.485,23, mas propõe a criação de 58 novas taxas, que somadas chegam a R$ 89.979,63, por isso a população não ganha com isso, pelo contrário. Estou antecipando meu pedido de vistas da matéria, pois é preciso tempo para analisar, porque o volume de taxas é assombroso. É uma matéria que vai afetar o dia-a-dia daqueles que trabalham junto aos órgãos de trânsito, por isso me antecipo”, afirmou.