Secretário da Sepec-ME visita Ifam durante workshop promovido pela Suframa

A Suframa promoveu nesta terça-feira (6), na sala de laboratório de informática do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), o “Workshop de Tecnologia da lnformação e Comunicação com foco em Programação”. Realizada em parceria com o Wernher Von Braun e os desenvolvedores do “Projeto Manna”, a atividade foi direcionada a aproximadamente 40 estudantes finalistas do Ensino Médio – selecionados por escolas públicas participantes do projeto “Suframa nas Escolas” – e também fez parte da programação da última reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa, que ocorre nesta quarta-feira (7) no auditório da Autarquia.

Por isso, os estudantes receberam a visita da comitiva dos conselheiros, liderados pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin e o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec-ME), Alexandre Ywata. A comitiva foi recebida pelo  diretor-geral do Ifam, Nivaldo Rodrigues.
Na primeira parte do workshop, o gerente de Inovação do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun, Rafael Vidal Aroca, ministrou uma Oficina prática Internet das Coisas, conduzida com kit didático conforme metodologia do instituto. Na primeira parte, Aroca ministrou noções de programação para controlar dispositivos pela internet. “Primeiro, vamos tentar usar um aplicativo de celular para manejar sensores de umidade e temperatura. A ideia é depois controlar artefatos como lâmpadas e ventiladores, por exemplo”, explicou.
Em seguida, representantes do Projeto Manna, Wuigor Bine Bianca Moggio,  apresentaram a oficina “Academia de Internet dos Drones”. Denominado “mannaIod”, trata-se de um projeto destinado a disseminação e popularização da Internet dos Drones (IoD) em diferentes ambientes – urbanos, rurais e educacionais. Foram explicados aos estudantes mais recentes aplicações de drones, como na agricultura de precisão e delivery (entrega) de mercadorias, nos quais os drones são controlados e interligados por sistemas autônomos, incluindo dispositivos de IoT.
“Além dos conceitos de tecnologia 5G e Internet das Coisas, os estudantes também ouviram dicas sobre a atuação no mercado de trabalho tecnológico e a importância do conhecimento desses temas para estar incluso digitalmente na sociedade”, resumiu o superintendente Algacir Polsin.
‘Escolas’
Além de alunos do CMDI, participaram do workshop estudantes escolhidos por escolas aderentes ao projeto “Suframa nas Escolas”: Ceti Gilberto Mestrinho, Escola Estadual Ruy Araújo, Escola Estadual Senador Petrônio Portella, Ceti Áurea Braga, Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, Escola Estadual José Lindoso, Ceti Zilda Arns, Instituto de Educação do Amazonas, Escola Estadual Josué Cláudio de Souza.
Pelo Suframa nas Escolas, os finalistas do Ensino Médio recebem palestras com noções fundamentais sobre o modelo Zona Franca de Manaus e a atuação da Autarquia na Amazônia Ocidental e Amapá.