O sábado foi dedicado à saúde masculina em mais uma realização do “Dia D Novembro Azul” pela Prefeitura de Manaus. Com a ação deste sábado, 26/11, realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Rayol dos Santos, na zona Centro-Sul da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fecha a programação de intensificação dos cuidados aos homens, que contemplou a oferta de serviços em todos os Distritos de Saúde (Disas).
Das 8h até as 12h, a USF Dr. José Rayol dos Santos ofertou serviços de consultas médicas e de enfermagem, atualização do calendário vacinal, avaliação odontológica, testagem rápida para detecção do HIV, sífilis e hepatite B e palestras sobre alimentação saudável, prejuízos causados pelo tabagismo e rodas de conversa sobre câncer bucal e doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Os atendimentos funcionaram na modalidade “porta aberta”, sem a necessidade de agendamento.
O chefe do Núcleo de Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, que acompanhou as atividades, informou que o balanço parcial das ações aponta que mais de 2,3 mil atendimentos foram realizados, o que demonstra que a iniciativa foi bem-sucedida.
“Nosso objetivo foi o de despertar e sensibilizar os homens, que ainda têm muita resistência em se cuidar, para que viessem até as nossas unidades verificar seus exames de rotina, atualizar o calendário vacinal, aferir a pressão e outros cuidados fundamentais para que todos tenham uma boa qualidade de vida. Realizamos esse trabalho em todos os Distritos, inclusive na zona rural fluvial e terrestre. É importante frisar que os atendimentos de hoje ainda não foram computados, mas já podemos avaliar que obtivemos sucesso”, sintetizou.
A gerente do Disa Sul, Maria das Graças de Azevedo, assinalou que a intensificação teve a função de chamar a atenção sobre a importância da prevenção e acompanhamento dos agravos, mas ela observou que os cuidados são oferecidos durante todo o ano pela Rede de Atenção Primária.
“Esses cuidados devem ser realizados durante o ano todo. A ação de hoje serviu para dar mais ênfase sobre a saúde bucal, vacinação, exames e outros serviços. Foram ações que serviram para chamar a atenção, mas esses cuidados são ofertados de novembro a novembro em todos os Disas da Semsa”, reforçou.
A diretora da USF Dr. José Rayol dos Santos, Ângela Santos, observou que os atendimentos médicos e a vacinação registraram uma boa procura pelos homens. Para Ângela, o esforço das equipes, que ano a ano enfatizam que a prevenção é a melhor forma de garantir uma vida de qualidade, está, aos poucos, mudando o cenário para melhor.
“O trabalho de sensibilização exige persistência e comprometimento e nossas equipes têm sido incansáveis nesse objetivo. Aos poucos, percebemos que a resistência deles está diminuindo, o que nos estimula a continuar neste trabalho de conscientização”, resumiu.
O aposentado Valdeci da Graça Sena, de 66 anos, dedicou o sábado para os cuidados com a saúde. Consciente da importância de sempre atuar na prevenção, ele explicou que é necessário vencer barreiras para evitar o câncer de próstata e outras doenças que abreviam a vida dos homens.
“Essa é uma doença silenciosa, então é preciso se cuidar. Tenho amigos que quando resolveram se cuidar, a doença (o câncer de próstata) já estava muito avançada e até hoje enfrentam um tratamento pesado e por isso é melhor prevenir. O recado que dou a todos os homens é que cuidar da saúde é um dever nosso. Devemos valorizar a vida”, recomendou.
Fonte: Semsa