Assembleia Legislativa mobiliza doadores de sangue em ação pelo Dia Nacional do Doador

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) mobilizou os servidores da Casa para uma ação coletiva de doação de sangue, que aconteceu na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), nesta quarta-feira (23).

Jandira Moura, diretora de Assistência Social da Assembleia, explicou que a ação foi para auxiliar no reforço do estoque do Hemoam. “Estamos transportando os servidores que se dispuseram a ir doar sangue para reforçar o estoque de bolsas do Hemoam”, explicou.

O servidor da Escola do Legislativo, Wallace Alves, é doador de sangue frequente e enfatizou a importância da ação, que se tornou um hábito. “A doação é um ato de amor ao próximo. A ação de doar sangue me faz muito bem, afinal é bom saber que ajudará pessoas que precisam e é algo que não nos custa nada”, declarou.

Na última ação com a Unidade Móvel da Fundação. Conhecido como “Vampirão”, a Assembleia obteve 250 bolsas, que foram coletadas entre os servidores. “Na ação desta quarta-feira, a Gerência de Ativos da Diretoria mobilizou o grupo de doadores”, afirmou Jandira.

A diretora adiantou que pretende realizar Sessão Especial em Homenagem aos servidores da Casa, que são doadores de sangue, como forma de agradecimento pelo ato de salvar vidas. “A ideia é que possamos realizar uma Sessão Especial para agradecer quem já doa sangue e mobilizar novos doadores”, afirmou Jandira.

Doador

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde.

Menores de 18 anos somente podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. Também é preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

Cada bolsa de sangue pode auxiliar até quatro pessoas.