Grupo do Amazonas na equipe de transição só cresce

Subiu para nove, nesta quarta-feira (16), o número de notáveis do Amazonas que compõem a equipe de transição do governo Lula. Foram anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin a socióloga Marilene Corrêa, o ex-senador João Pedro, o ex-presidente da Amazonastur Orsine Júnior, a candidata a vice na chapa de Eduardo Braga (MDB) nas eleições deste ano, Anne Moura, e o presidente da Federação das Organizações dos Povos Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Baré.

OS NOVE

Os cinco se unem ao senador Omar Aziz (PSD), ao deputado federal Marcelo Ramos (PSD), à presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, e à ativista da Economia Solidária Tatiane Valente. Marilene Corrêa vai compor o grupo que trata do meio ambiente, João Pedro e Marivelton Baré tratarão das questões relativas aos povos originários, Orsine Júnior vai para o grupo do Turismo. Anne Moura comporá o grupo de trabalho sobre mulheres.

INVISÍVEL

Ainda nesta quarta-feira (16) há veículos de comunicação fazendo a conta de sete pessoas do Amazonas a compor o gabinete de transição. Da mesma forma, quando Bruna Brelaz foi anunciada, muitos veículos, esse REBOJO aqui incluído, a contaram como a terceira do Amazonas a ser convidada. Bruna Brelaz, na verdade, foi a quarta notável local a ser chamada para compor a equipe. A terceira foi Tatiane Valente, cuja convocação deixou de ser notada por boa parte da imprensa. Anne Moura também tem sido excluída de algumas listas.

CREDENCIAIS

Tatiane Valente, muito embora tenha sido negligenciada por boa parte da mídia local, tem excelentes credenciais. É presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Amazonas (Unicafes-AM) e participa também do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Tatiane milita na área desde os 15 anos e foi peça primordial na organização da associação de catadores no Estado. É moradora da periferia de Manaus, mais precisamente da Colônia Terra Nova.

BAILE DE DEBUTANTE

Com 15 anos de existência, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promover, nesta quarta-feira (16), às 18h30, um Baile Comemorativo pelo marco histórico de aniversário instituição, no Salão Rio Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, para colaboradores, alunos e autoridades locais. Na ocasião, será lançado um vídeo institucional, com a participação das coordenações de ensino, pesquisa, extensão, assistência à saúde e dos alunos.

SALDO DO FERIADÃO

A Operação Viagem Segura – Proclamação da República, realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), contabilizou 27.076 pessoas que deixaram a capital, com destino a outros municípios do estado, no período de 11 a 15 de novembro, utilizando os serviços de transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal de passageiros.

IMPLANTES NO DELPHINA

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (16/11), a ampliação da carta de serviços executados no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. De forma inédita, a unidade vai passar a realizar transplantes renais e serviços de otorrinolaringologia, como o implante coclear, conhecido popularmente como “ouvido biônico”, a partir de 2023. O governador anunciou ainda que, a partir de 2024, o hospital também começará a realizar transplante de fígado.