O projeto Ação Empreendedora no Amazonas foi o grande campeão do III Prêmio Assembleia Cidadã, categoria Atendimento ao Cidadão, organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (11), em Recife (PE), onde acontece a conferência da entidade.
É a segunda vez que a Assembleia Legislativa do Amazonas conquista o primeiro lugar na competição. No ano passado, o programa Procon Legislativo foi premiado durante o evento que aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A Ação Empreendedora no Amazonas é coordenado pela Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Frempeei), presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil).
“É gratificante saber que estamos ajudando as pessoas que sonham em abrir seu próprio negócio, e esse prêmio em forma de reconhecimento só nos motiva a fazer mais e ter a certeza de que estamos no caminho certo”, disse o parlamentar.
Em 2017, a Frempeei deu o pontapé inicial, saindo dos muros da Casa Legislativa e levando atendimento sobre empreendedorismo aos bairros mais carentes da capital, com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da Escola do Legislativo.
“Essas parcerias são fundamentais para execução das atividades, além do apoio total do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), com a estrutura necessária para as ações”, ressalta Adjuto.
Educando pelo Amazonas
A Assembleia Legislativa do Amazonas também obteve uma menção honrosa pelo segundo lugar do projeto “Educando pelo Amazonas”, na categoria Projetos Especiais.
Realizado desde 2017, por meio da Escola do Legislativo José Lindoso, o Projeto Educando pelo Amazonas tem como objetivo conscientizar as pessoas por meio de atividades culturais sobre a importância, necessidade e a gravidade dos assuntos voltados para cidadania, os direitos da pessoa humana e a prevenção e o combate a violação de diretos.
Geanne Valente, diretora da Escola do Legislativo, afirmou estar muito feliz com a participação do Amazonas.
Ela avaliou que a vitória foi da união de toda Aleam. “A gestão participativo do deputado Roberto Cidade faz toda a diferença. Todos estão de parabéns. Os participantes da Conferência da Unale nos falaram que o Amazonas está cada vez mais inovador, avançando na Educação realizada pela Escola do Legislativo”, declarou.
O programa trabalha temáticas sobre cidadania e direitos civis; educar para a diversidade – étnico-racial, religiosa, de gênero; dar visibilidade ao combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres, e por fim, educar para a diversidade.
Segundo a pedagoga e coordenadora do Projeto, Jacy Braga, as avaliações foram realizadas pelas Escolas da CGU, TCU e ESAP, as mais importantes escolas de governo do país. “Agora é seguir trabalhando, atendendo o povo, em especial no Amazonas profundo”, ressaltou.
Jacy enfatizou que além de Manaus, foram atendidos vários municípios amazonenses.
Participação
O Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), organizado pela Escola junto com o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) também foi destaque e recebeu menção honrosa pela participação.
A gestão do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil) já realizou duas edições do Fórum, em que propõe a vinda das Casas Legislativas Municipais à capital do Amazonas para participarem da integração e troca de experiências.