Greve geral foi solenemente ignorada em todo o Brasil

Como previu o REBOJO na sexta-feira (4), a greve geral convocada pelos bolsonaristas para esta segunda-feira (7) foi um estrondoso fracasso. Não há notícias de paralisação considerável em nenhum lugar do País. Tudo indica também que está cada vez mais perto de cair a ficha dos insurgentes que insistem em ocupar a frente de quartéis em todo o Brasil. Nas rodovias, a normalidade já é real.

MORADORES INCOMODADOS

Em Manaus, por exemplo, os moradores da área da Ponta Negra, muitos deles também bolsonaristas, estão extremamente incomodados com a baderna promovida pelos responsáveis pelo ato golpista e ilegal na frente do Comando Militar da Amazônia (CMA). Nas redes sociais é crescente o número de manifestações contra os baderneiros e pela volta da normalidade daquela área abastada da cidade.

ACUSAÇÃO DE CONIVÊNCIA

Da mesma forma, o exército começa a ser acusado de conivência com os atos golpistas ilegais. Afinal, a corporação permite, sem nenhuma ressalva, a permanência dos insurgentes, em estado de delírio coletivo, à frente do CMA. A cobrança da sociedade por alguma atitude da instituição também é crescente. Não será nenhuma surpresa se a intervenção militar tão almejada seja justamente para acabar, ou pelo menos organizar, a baderna que tem incomodado os moradores da Ponta Negra.

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

O 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Fiinsa) acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus. O evento vai contar com mais de 25 temáticas e 30 palestrantes nacionais e internacionais, além da presença de importantes lideranças indígenas. Aberto ao público em geral, mediante inscrição, o festival tem como eixos principais de discussão: Estruturando o ecossistema; Financiamento e acesso a capital; Comunidades; Desafios do empreendedorismo; e P&DI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

CAMPANHA DE CIDADE

Foi publicado o segundo vídeo de apoio à reeleição do deputado estadual Roberto Cidade (UB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Desta vez foi o deputado reeleito Carlinhos Bessa (PV) que franqueou seu apoio ao atual presidente da Casa Legislativa. Na semana passada, o deputado petista Sinésio Campos inaugurou a série. Informação apurada e divulgada na semana passada pela jornalista Rosiene Carvalho dá conta que Cidade já tem em mãos 18 vídeos de parlamentares declarando apoio à sua reeleição.

ELEIÇÃO NO TJAM

Serão realizadas nesta terça-feira (8), a partir das 9h, as eleições que definirão os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Serão escolhidos o presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça do Poder Judiciário estadual que tomarão posse no dia 2 de janeiro de 2023 para comandar o TJAM durante o biênio 2023/2024.

NECESSIDADE DE MODERAÇÃO

O empresário Elon Musk está descobrindo na prática que a necessidade de moderação e mecanismos que barrem a disseminação de fake news é muito mais que uma disputa política. Após comprar o Twitter e começar a empreender uma “reforma” na rede social, o empresário tem visto uma queda maciça na receita de anúncios. As empresas Oreo, Pfizer, Audi Volkswagen, Disney, Häagen-Dazs e General Motors, só para citar algumas, deixaram de anunciar no Twitter.

TERRA DE NINGUÉM

Elon Musk vai aprender que grandes conglomerados empresariais não querem associar suas marcas a redes sociais que não tomem providências sobre a disseminação de fake news, prática que tem sido danosa a várias democracias ao redor do mundo. Para ver os anunciantes de volta, Musk terá de deixar claro que providências pretende tomar diante de contas de radicais, terraplanistas e afins que decidirem utilizar a plataforma para disseminar suas ideias e teorias estapafúrdias.